O Banco de Leite Humano do Norte, sito no Hospital S. João, no Porto, “exportou” leite, pela primeira vez, em alinhamento com o objetivo de fazer chegar esta medida a todos os bebés prematuros do Norte de Portugal. Os primeiros a receber o leite doado fora deste hospital foram dois gémeos prematuros internados no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.
“Pela primeira vez, o leite recolhido no Banco de Leite Humano do Norte (BLHN) sediado no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) já começou a ser enviado para fora deste hospital, dando assim cumprimento ao seu objetivo de distribuição do leite humano por todos os bebés prematuros da zona norte do país”, anunciou em comunicado a instituição, segundo a informação divulgada pelo Jornal de Notícias.
Acrescentando, ainda, que “como programado, outros hospitais do SNS estão já preparados para receber leite do BLHN, dando vida à concretização do projeto numa rede sinérgica”.
Recorde-se que o Banco de Leite do Norte foi inaugurado, no Hospital São João, em 2022, “com o propósito de disponibilizar, com toda a segurança, o melhor alimento para os bebés mais frágeis internados em Unidades de Neonatologia do norte de Portugal”.