CIN - Branco Perfeito

São João abre primeiro Banco de Leite Humano do Norte

São João abre primeiro Banco de Leite Humano do Norte

O Norte inaugura esta segunda-feira o primeiro Banco de Leite Humano do Norte da região, mais de 10 anos depois da criação do primeiro em Portugal, situado em Lisboa. Trata-se de um equipamento que vai ajudar a “salvar vidas de bebés doentes” e que viverá da “generosidade” das mães dadoras.

O banco fica lojado no Centro Hospitalar Universitário de São João, em concreto na copa de leite do hospital, que foi alvo de obras de requalificação. O investimento em causa foi de 500 mil euros.

De acordo com informação avançada pelo hospital, poderão beneficiar do leite doado bebés prematuros, cujas mães não estão biologicamente preparadas para amamentar, e/ou bebés que estejam internados durante longos períodos nos serviços de neonatologia.

“O Banco de Leite Humano do Norte tem a sua sede física aqui [Hospital de São João] e o investimento foi daqui, mas destina-se a toda a região. O objectivo é que todos os hospitais do Norte tenham a possibilidade de recorrer ao banco de leite do HSJ se tiverem um recém-nascido ou um bebé doente que necessite de leite humano”, afirmou Maria João Batista, diretora clínica do banco, ao jornal Público.

Segundo adiantou, quando o leite chega ao hospital congelado “é armazenado em máquinas de frio”. “Depois é testado em termos microbiológicos e, se estiver em condições, é pasteurizado e distribuído para os serviços de neonatologia que dele necessitem”, acrescentou.

Na página oficial do São João, já estão disponíveis as condições para ser dadora de leite e segundo se sabe já tem, inclusive, dadoras inscritas. O leite é recolhido no domicílio por uma equipa especializada e não há despesas para a dadora.

Importante referir que o Banco de Leite Humano do Norte é constituído por uma vasta equipa, composta por Médicos Neonatalogista (com diferenciação em Nutrição Neonatal), Obstetra e de Patologia Clínica; nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliares de ação médica e técnico superior de análises clínicas.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sinta-o-natal-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem70&utm_campaign=sabebemfazbem