PUB
Recheio 2024 Institucional

As celebrações do Dia da Mulher pelo Grande Porto

As celebrações do Dia da Mulher pelo Grande Porto

Além da oferta de um menu especial e temático dedicado às mulheres, em diversos restaurantes, são muitas as iniciativas a decorrer no dia 8 de março. A VIVA! reuniu-as para partilhá-las com as suas leitoras, de modo a que possam celebrar este dia da melhor forma.

A fim de comemorar “uma data que tem como objetivo enaltecer o papel das mulheres e das lutas e conquistas que têm realizado ao longo dos tempos”, o Museu do Carro Elétrico abre as portas, gratuitamente, a todas as visitantes do género feminino. “É a nossa forma de distinguir e valorizar o papel da mulher em todas as vertentes da história do carro elétrico e da história dos 150 anos da STCP”, afirma Cristina Pimentel, presidente do Conselho de Administração da operadora.

No Centro Português de Fotografia, pelas 10h30, dá início a palestra de Sónia Silva, “tendo como pano de fundo imagens do acervo do CPF, feitas por mulheres fotógrafas e não só”, que promete “espreitar os arquivos de família, em particular o de Manuela de Mendonça”.

O Shopping Cidade do Porto será o palco de um concerto especial, com início às 13h00, onde a voz de Rita Calatré e o piano de Paulo Pires interpretam “canções icónicas” que “honram os contributos das mulheres na cultura portuguesa”.

Durante todo o dia, as mulheres que visitarem o Centro Comercial Gaia Jardim serão presenteadas “com um buquê de flores e um cartão, que tem como objetivo homenagear todas as mulheres que desafiaram as normas, romperam estereótipos e criaram os alicerces para ajudar a construir um caminho igualitário entre géneros”.

O Museu Futebol Clube do Porto assinalará o dia com uma campanha promocional, destinada às mulheres, com oferta de 50% de desconto no preço de bilhetes Tour FC Porto, que engloba a visita ao Museu e ao Estádio do Dragão.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No CDUP-FADEUP, entre as 18h45 e as 20h00, o programa contempla uma aula diferente, que convida toda a comunidade a juntar-se ao Strong Women – Mega Circuit Training. A partir das 19h00, no mesmo local, há também uma aula de hidroginástica.

Por sua vez, o World of Wine (WOW) promove a primeira edição do fórum “Arte e cultura: feminino plural”, que tem início às 18h00. “O que é ser mulher, o papel, os múltiplos papéis, o legado, os desafios e as missões. A sua importância e contributo nos ramos da arte e da cultura. Tudo isto, e provavelmente muito mais, vai servir de mote para uma conversa no feminino”, com a moderação de Sofia Fernandes, com algumas das mulheres que mais têm se destacado no mundo da arte e cultura: Maria de Fátima Lambert, Minês Castanheira, Joana Castro e Mónica Ferraz.

Realizar-se-á, também, a marcha internacional pelos direitos das mulheres com início previsto para as 18h30 na Praça dos Poveiros. “O fim do trabalho precário, salário igual para trabalho igual, o aumento generalizado dos salários que acompanhe a inflação e o congelamento dos preços dos combustíveis, dos bens essenciais e da habitação” são algumas das motivações que levam a cabo esta marcha.

Às 21h00, na Fnac do Mar Shopping Matosinhos, o Oporto Toastmasters convida todas as mulheres a fazerem-se ouvir e inspirar o mundo. O clube, que dedica-se a criar oradores e líderes de sucesso, dá a conhecer a equipa feminina que leva este projeto avante e estará disponível para esclarecer todas as questões.

O Passos no Escuro apresentará, às 22h00, a versão restaurada e legendada em português de “Yes, Madam”, do realizador Corey Yuen, em que o destaque é a protagonista Cynthia Rothrock, que foi “absolutamente pioneira ao destacar-se no cinema de ação de Hong Kong e ficar com papéis destinados a homens”.

Recorde-se que o Batalha Centro de Cinema conta com uma vasta programação, até ao final de março, que visa “refletir e questionar os papéis atribuídos à mulher e à família na sociedade”, e conta com a exibição de várias obras cinematográfica entre 1966 e 2019, assim como conversas com as cineastas e, ainda, “um DJ set eletrizante na órbita do trance e da techno”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem