PUB
Recheio 2024 Profissional

4 igrejas deslumbrantes para visitar na cidade do Porto

4 igrejas deslumbrantes para visitar na cidade do Porto

Infelizmente para uns, felizmente para outros, os dias de sol e de muito calor já lá vão e a realidade, pelo menos nestes dias, tem sido de muita chuva e descida de temperaturas. Posto isto, não será propriamente uma novidade dizer que, temporariamente, as atividades ao ar livre deixam de ser uma solução. Assim sendo, o que fazer em dias de chuva?

Eis uma pergunta à qual a VIVA! recentemente deu resposta, no entanto nunca é demais explorarmos o máximo possível na nossa cidade Invicta. Dessa forma, conheça algumas das igrejas mais bonitas da cidade do Porto. Seja para uma pequena visita, ou até mesmo para fazer permanência no próprio local, o que não faltam são opções, numa Invicta que tem tanto de plural como de bela.

Igreja de Santo Ildefonso

A Igreja de Santo Ildefonso situa-se na Praça da Batalha, no coração da cidade do Porto, Portugal. Está localizada na união de freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória. A igreja passou por um processo de reconstrução que teve início em 1730, devido ao estado de ruína da igreja original. Este trabalho de reconstrução foi finalizado em 1739, sendo que a mesma foi dedicada a Santo Ildefonso de Toledo.

Mesmo que não seja particularmente católico, a visita vale a pena pela imponência dos seus vitrais, que são verdadeiros regalos para qualquer vista.

Foto via Vortexmag

Igreja de Santa Clara

Este raro exemplar do estilo artístico barroco da região nortenha do nosso país remonta ao século XVIII e é famoso pelo seu minucioso trabalho em madeira esculpida e revestida com folha de ouro, sendo este último obra de Miguel Francisco da Silva.

A igreja fazia parte de um convento estabelecido por D. João I em 1416, embora poucos vestígios desse convento ainda persistam. Posteriormente, foram erguidos o claustro, os aposentos, a entrada principal e dois coros, dando à igreja o aspeto que hoje conhecemos, a partir do ano de 1729.

É impossível passar pela Igreja de Santa Clara e não ficar boquiaberto com a riqueza dos seus interiores. Merece que cada detalhe seja observado, pelo que passar neste edifício histórico é como estar a entrar num museu. A visita é vivamente aconselhada.

Foto via Vortexmag

Igreja dos Clérigos

Principalmente para quem não é de cá, ou para aqueles que raramente têm a possibilidade de ir ao centro da cidade, a Igreja dos Clérigos é um destino de eleição, não só para quem tem por hábito assistir a missas, mas também para quem aprecia arte. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Ir aos Clérigos é o chamado 3 em 1. Pode ver a igreja, a torre e o museu. Posto isto, confie em nós, quando lhe dizemos que este é o momento perfeito para ir à Igreja dos Clérigos. Sabe porquê? Porque é o “local mais notável” do Mundo, devido ao espetáculo imersivo Spiritus, de acordo com os Global Remarkable Venue Awards 2023, atribuídos pela plataforma Tiqets.

É um autêntico show multimédia, que torna o que, por si só, já era bonito, em algo verdadeiramente deslumbrante, onde qualquer palavra ou adjetivo utilizado para descrever será sempre um eufemismo. A visita é mesmo “obrigatória”!

Foto via Vou Na Janela Blogue de Viagens

Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco, localizada no coração do Centro Histórico do Porto, na freguesia de São Nicolau, é um exemplar de arquitetura gótica. Sua construção teve início no século XIV como parte de um convento franciscano. 

Uma característica marcante desta igreja é o seu magnífico trabalho em madeira esculpida e folheada a ouro no estilo barroco, datando do século XVIII. Junto à entrada principal, encontra-se a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco.

Dentro deste local emblemático, poderá ver detalhes absolutamente incríveis em tons de dourado.

Foto: Alegna13 (via Wikipedia)

Estas são algumas das igrejas que prometem deslumbrar os gostos de todos os que por lá passam, sejam muito ou pouco religiosos. Sendo assim, estando o tempo de chuva, mas se mesmo assim não quiser ficar em casa, pode ter aqui a solução ideal.

Fotografia de capa: Visit Porto.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce