PUB
Recheio 2024 Institucional

10 coisas para fazer este feriado no Grande Porto

10 coisas para fazer este feriado no Grande Porto

A VIVA! sabe que os seus leitores gostam de aproveitar o seu tempo livre ao máximo e este feriado é mais uma oportunidade para fazer isso mesmo. Reunimos, por isso, 10 sugestões para desfrutar deste dia, desde a opções culturais, de celebração da Revolução dos Cravos, a caminhadas, até a uma palestra com um dos psicólogos mais conhecidos do mundo.

Ir ao concerto de Tomás Wallenstein com Zarco
O dia da Liberdade vai ser celebrado na Associação de Moradores da Bouça com um concerto especial. Tomás Wallenstein sobe ao palco com a banda Zarco, convidada pelo próprio músico. A atuação terá a duração de 1h30, sendo que os primeiros acordes se vão ouvir às 17h.

À semelhança de outros espetáculos do Cultura em Expansão, o acesso a esta atuação é gratuito, mediante levantamento de bilhete (máximo 2 por pessoa).

Foto: Ágora

Ver o espetáculo «dalila» do Festival Dias de Dança 2023
dalila é uma possibilidade. É a procura de uma identidade que provoca outras tantas. É uma homenagem que se projeta, como num espelho, para o futuro.

dalila é a possibilidade de um “corpo entendido como um sistema afectivo de formação, transformação, incorporação e dispersão” que resiste. O Auditório Municipal de Gaia foi o local escolhido para acolher este espetáculo, que tem lugar às 17h.

Estar presente nas comemorações do 25 abril
Este ano as celebrações da Câmara Municipal do Porto concentram-se na Avenida dos Aliados com concertos de Jorge Lomba e da Brigada Victor Jara. O programa conta ainda com jogos tradicionais dedicados sobretudo às crianças, na Praça do General Humberto Delgado, a partir das 10 horas. À tarde, pelas 14h30, como é habitual, há uma homenagem aos resistentes antifascistas no Largo de Soares dos Reis, junto à antiga sede da PIDE no Porto. Saiba tudo aqui.

Foto: Filipa Brito

Assistir ao filme e conversa-performance com Filipa César e Alexandre Alves Costa
Nesta sessão especial dedicada ao 25 de Abril, o Batalha exibe o «Porto 1975», de Filipa César, e convidamos a artista e o arquiteto Alexandre Alves Costa para uma conversa.

Em torno desta obra filmada no bairro da Bouça, e narrada pelo arquiteto, serão revisitados outros documentos escritos e fílmicos do arquivo pessoal de Alves Costa, nomeadamente registos do programa SAAL — Serviço de Apoio Ambulatório Local.

A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete, limitado a dois por pessoa, no próprio dia, a partir das 13h. A iniciativa tem início às 17h15.

Fazer a visita guiada «O Porto e Abril» no WOW
Sob o tema “O Porto e Abril”, a equipa do museu vai promover duas visitas, às 11h e às 16h, em que a viagem no tempo começa precisamente no ano de 1974 e vai recuando até às origens da região do Porto.

É um bom motivo para aproveitar o feriado no quarteirão cultural de Gaia e revisitar os principais eventos, personagens e estórias que marcaram a história do região, numa experiência original.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A visita temática tem o custo habitual do museu e o bilhete pode ser adquirido online.

Visitar exposições na Alfândega do Porto
Se pretende passar um feriado mais cultural talvez esta seja uma boa oportunidade para visitar as diferentes exposições/espetáculos virtuais imersivos na Alfândega. De momento é possível visitar exposição especial «Leonardo da Vinci Homem – Inventor – Artista, O Génio»; e «Os Guerreiros de Terracota»; e o espetáculo imersivo «Porto Legends, the Underground Experience». Saiba mais aqui.

Caminhadas nos parques da cidade do Porto ou Gaia
Se nem sempre consegue ter tempo para praticar desporto este feriado não há desculpas. O São Pedro também parece ter dado tréguas à chuva e o dia será de sol. Aproveite para sair de casa e estar junto da natureza. Investa na sua saúde a fazer umas caminhadas, corridas, ou então a ler um livro.

Em ambas as cidades não faltam parques onde pode desempenhar estas atividades e nós relembramos-lhes alguns: Parque da Cidade do Porto; Parque do Covelo; Parque de S. Roque; Parque Canino Paulo Vallada; Parque das Águas; Parque Biológico de Gaia; Parque da Lavandeira; Parque de São Caetano e Ponte Maria Pia Fitness Park.

Ir ao cinema
Com saudades de ir ao cinema porque está demasiado habituado a ver filmes em casa através das aplicações internacionais? Nada melhor do que neste feriado ir até ao cinema, comer umas pipocas enquanto vê o filme e desfruta do ambiente único e característicos do espaço.

Nas principais salas do Grande Porto estão vários filmes em exibição. Do drama, à comédia, ao terror, mas também à história nacional, não faltam opções. Aqui ficam alguns dos filmes disponíveis, para ir pensando no que deseja assistir: Nação Valente; Air; Beautiful Disaster; O Exorcista do Vaticano; Astérix e Óbelix: O Império do Meio; Guardiões da Galáxia: Vol. 3; e Velocidade Furiosa X.

Ver o pôr-do-sol
Todos os dias são bons para descontrair e ver pôr-do-sol. Caso ainda não tenha tido a oportunidade de ir até alguns dos melhores miradouros do Porto e Gaia para o fazer, este feriado vem mesmo a calhar. Sozinho ou acompanhado de amigos ou família não deixe passar mais um belo fim de tarde. Confira nesta as nossas sugestões com os locais mais bonitos para ver este fenómeno.

Assistir à palestra do Dr. Jordan B. Peterson
Após o enorme sucesso e ter esgotado a tour “12 Rules for life: An Antidote to Chaos” em 2019, Jordan B. Peterson vem a Portugal apresentar uma nova palestra onde demonstra pensamentos revolucionários sobre como superar os maiores obstáculos da vida, como enaltecer o “eu” interior, a psicologia da religião e muito mais.

Peterson é psicólogo clínico, ensinou mitologia a advogados, médicos e empresários. Foi também consultor do Secretário-Geral da ONU, acompanhou clientes clínicos a lidar com depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade e esquizofrenia.

Esta palestra tem hora marcada para as 21h e ainda há bilhetes à venda.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz