Santander Escolhas 2

Os melhores locais para ver o pôr do sol no Porto e Gaia

Os melhores locais para ver o pôr do sol no Porto e Gaia

Seja no verão ou no inverno o pôr do sol é sempre um momento muito especial e algo bonito de observar. Tanto numa paisagem mais urbana ou natural o pôr do sol é encantador e nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia não faltam locais para o ver.

Os dias mais longos e amenos de verão tornam ainda mais desejáveis os fins de tarde com música ambiente e copo na mão e, por isso, a VIVA! reuniu alguns dos melhores locais para assistir ao pôr do sol.

Convide os amigos, família, cara-metade, ou vá mesmo sozinho, e aproveite para relaxar e desfrutar de paisagens de cortar a respiração. Caso ainda não saiba até onde ir veja as nossas seis sugestões, lembrando que há muito mais para descobrir.

Jardins do Palácio de Cristal
Instalados no centro do Porto, estes jardins foram projetados pelo berlinense Emil David (1839-1873), no âmbito da construção do próprio edifício do Palácio de Cristal. Atualmente conservam-se ainda do projeto original, o Jardim Emil David na entrada principal, as Avenidas das Tílias e dos Plátanos, o bosque e a conceção das varandas sobre o Douro.
Este é dos jardins mais românticos da cidade, pelo que é um local muito procurado por casais para passear ao final da tarde.

Mosteiro da Serra do Pilar
Integrado na área classificada pela UNESCO como Património Mundial em dezembro de 1996, o Mosteiro da Serra do Pilar é o marco arquitetónico de Gaia. A interessante igreja e os claustros estão dispostos segundo um desenho circular único em Portugal.
Em frente à igreja, há um miradouro maravilhoso que contempla todo o esplendor da cidade do Porto e do rio Douro abaixo, proporcionando ótimas fotografias.


Jardim do Passeio das Virtudes
Localizado no centro histórico do Porto, na rua de Azevedo de Albuquerque, o Parque das Virtudes foi concebido pelo jardineiro paisagista José Marques Loureiro (1830-1898). Uma das principais particularidades deste parque é o facto de se desenvolver em socalcos encosta abaixo, pelo que de quase todos os locais se tem uma vista ímpar sobre a Alfândega, o Rio Douro e Vila Nova de Gaia.
Este é também um dos locais mais procurados por portuenses e turistas para ver o pôr do sol, sempre acompanhados de snacks e bebidas.

Jardim do Morro
Localizado junto a Serra do Pilar, ao lado do tabuleiro superior da Ponte Luís I, possui um deslumbrante miradouro para a zona histórica do Porto. É também um espaço propício para atividades de lazer, culturais, entre muitas outras. Atualmente é um dos locais mais procurados para ver o pôr do sol, seja por grupos de amigos ou casais. Mesmo que vá sozinho, é certo que encontrará companhia, visto que este Jardim recebe “enchentes” todos os fins-de-semana.

Foz do Douro
A Foz, embora um pouco afastada do centro do Porto, é um dos locais mais especiais para observar o pôr do sol. As cores do céu, as ondas do mar, o ambiente envolvente, bem como os faróis são a combinação perfeita para um final de tarde memorável.
Uma boa ideia é alugar uma bicicleta e pedalar por toda a extensão da Foz, ou então, caminhar até encontrar o local ideal para sentar e aproveitar o momento.

Topo da Torre dos Clérigos
A Igreja dos Clérigos é uma genuína obra barroca de meados do séc. XVIII, concebida por Nicolau Nasoni, arquitecto de origem italiana que deixou a sua marca em muitos monumentos do Porto e da região norte de Portugal. Uma escada interior de 225 degraus permite o acesso ao topo, onde se pode admirar uma das mais belas panorâmicas do Porto e, claro, pôr do sol.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/comida-fresca-encomendas-de-natal/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=natal&utm_campaign=takeawaynatal