
Depois de quase três meses de portas encerradas, o Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, reabre portas esta terça-feira aos seus visitantes, com horário alargado, com as visitas a poderem prolongar-se até às 19h00.
Em comunicado, a organização assegura que o espaço obedece a “todas as normas estipuladas pela Direção Geral de Saúde”, dispondo de vários postos de higienização ao longo dos mais de 15 hectares do parque.
Na mesma nota, o Zoo Santo Inácio volta a recordar que os interessados em contribuir para a “missão de conservação das espécies” pode apadrinhar um animal e visitar o afilhado sempre que entender; adquirir um cheque prenda da visita ao parque – ZooGift –, válido por quatro meses; ou comprar um ZooCard, que permite usufruir de entradas ilimitadas durante o período de um ano.
Recorde-se que já no ano passado o parque zoológico esteve encerrado mais de 50 dias, em consequência do início da situação pandémica, o que resultou numa “quebra anual de cerca de menos 22% dos visitantes recebidos no ano de 201”.
Este ano, a quebra já se situa nos 95% e 97%, em período homólogo, relativamente aos anos 2020 e 2019, respetivamente, completa.
O Zoo Santo Inácio abriu portas, pela primeira vez, em 2000, com o objetivo de “aproximar a comunidade da Natureza e da Vida Selvagem, alertando para a crescente importância da Conservação das Espécies da Fauna e da Flora de todo o mundo”.
Atualmente, alberga cerca de 600 animais de 200 espécies e já favoreceu o nascimento de mais de 150 crias integradas nos programas de Preservação EEP.