PUB
Recheio 2024 Institucional

Zoo Santo Inácio dá as boas-vindas a 12 novos animais

Zoo Santo Inácio dá as boas-vindas a 12 novos animais

Oito cervicapras, três suricatas e uma zebra. Estes são os novos animais do Zoo Santo Inácio, que chegaram, no final do ano passado, provenientes de parques de França e da Holanda. 

Para Teresa Guedes, diretora do parque zoológico, a chegada de novos animais é sempre “um momento entusiasmante”. “Permite-nos sonhar com o nascimento de novos indivíduos e, consequentemente, avançar no sentido da proteção e preservação das espécies, mantendo as linhagens puras e não consanguíneas, a nossa grande missão”, apontou. 

A responsável explicou ainda que a chegada de novos animais ao parque envolve sempre dias muito intensos, principalmente para a equipa técnica veterinária e de tratadores, uma vez que “são muitos os fatores de risco que querem que sejam nulos ou quase inexistentes, desde o transporte, a descarga dos animais em segurança e a adaptação a uma nova realidade”. Contudo, admite, é uma satisfação enorme afirmar com toda a certeza que tudo correu pelo melhor.

A nova Zebra das Planícies fêmea (Equus burchellii), chegou do Zoo de La Palmyre, em França, e foi colocada na “Savana”, juntando-se, assim, a um macho de 18 anos que habita o Zoo Santo Inácio há 11 anos. “Esta zebra francesa passou por um período de adaptação mais longo, pelo facto de partilhar o habitat exterior com outras espécies, como os rinocerontes”, lê-se no comunicado divulgado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Por sua vez, os dois machos e seis fêmeas cervicapras (Antilope cervicapra), mamíferos originários da Índia e do Paquistão e classificadas como Quase Ameaçadas de Extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), foram inseridas no habitat dos animais asiáticos, onde já se encontrava previamente um macho, desde 2016, completando, assim, o grupo de nove indivíduos desta espécie.

Por último, os dois pequenos suricatas machos e a fêmea (Suricata suricatta), chegados do Zoo de GaiaPark, na Holanda, foram introduzidos no habitat exclusivo destes mamíferos juntando-se a uma fêmea que habita o Zoo Santo Inácio há já dois anos. 

Note-se que os 12 animais estiveram cerca de um mês a ambientar-se “aos novos habitats, ao novo staff, às novas rotinas e aos colegas de casa” e podem, agora, ser conhecidos pelos visitantes do parque, todos os dias, entre as 10h00 e as 17h00. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem