PUB
Recheio 2024 Institucional

Zona do Ourigo fechada até avaliação dos danos e limpeza

Zona do Ourigo fechada até avaliação dos danos e limpeza

A marginal da Foz do Porto, onde uma onda de grandes proporções provocou vários feridos e arrastou dezenas de carros, irá ficar cortada ao trânsito, provavelmente até ao final desta manhã de terça-feira, de acordo com o vereador da Proteção Civil.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Manuel Sampaio Pimentel adiantou que até às 10h00 irão ser avaliados os danos e vai ser limpa a via da areia e dos detritos transportados pelo mar. O Centro Social e Paroquial da Foz, onde funcionam um centro de dia para idosos e uma creche, fechou segunda-feira mais cedo por prevenção, a pedido da Proteção Civil, dado situar-se razoavelmente perto do local onde o incidente ocorreu. Manuel Sampaio Pimentel adiantou que durante o dia de hoje deverá ser revisto o dispositivo de segurança dissuasor das pessoas que têm procurado a costa para ver as vagas provocadas pelo mau tempo. O presidente da União de Freguesia de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, adiantou à Lusa que o bar Shis, situado na praia do Ourigo e que já tinha sido afetado pelo mau tempo no sábado, sofreu danos muito significativos. As ondas e a subida da maré do rio Douro, esta tarde, no Porto, puseram também em perigo várias pessoas, incluindo turistas que se encontravam no topo de um autocarro panorâmico de visita à cidade, que foi prontamente rebocado.

Ondas podem “voltar”
Segundo o comandante da capitania do Douro, Raul Risso, apesar da “situação de alerta vermelho”, esta terá sido “uma situação atípica, que não se pode considerar de onda gigante”, ainda que este tipo de situações seja “sempre um processo dinâmico”, pelo que a marinha está já a tomar medidas para que não se repita de imediato. “Tendo em conta as condições meteorológicas, é natural que mais ondas deste género possam galgar a nossa costa”, referiu.
A entrada do mar pela estrada adentro também arrastou e danificou dezenas de carros, para além de causar escoriações e hipotermia em várias pessoas. Todas receberam já cuidados por parte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem