A cidade do Porto prepara-se para celebrar o Dia do Animal, com um abrangente programa de eventos que decorrerá entre os dias 2 e 7 de outubro, de segunda-feira a sábado. As atividades incluem visitas guiadas ao Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto (CROA), deslocações a centros de dia, um stand de adoção itinerante, uma caminhada convívio e um dia aberto, sendo que algumas atividades requerem inscrição prévia, por isso o melhor é mesmo ficar atento!
Qual é que é o objetivo por detrás destas iniciativas? A resposta é bastante simples: apresentar à comunidade os cães e gatos que aguardam ansiosamente por um novo lar, promover a adoção responsável e destacar as competências e serviços oferecidos pelo CROA.
A semana comemorativa do Dia do Animal terá início com visitas ao CROA por parte de colaboradores de entidades municipais que de alguma forma contribuem para a promoção do bem-estar animal. Durante essas visitas, serão explicadas as competências e funções dos serviços do centro, proporcionando aos participantes a oportunidade de interagir com os cães e gatos ali acolhidos.
Dando continuidade ao sucesso das visitas realizadas na edição anterior, está programada a visita de cães do CROA ao Centro de Dia Senhora do Calvário, proporcionando aos idosos um contacto direto com animais de companhia e momentos de interação divertidos com cães e gatos.
Essa iniciativa também visa aumentar a visibilidade do trabalho diário dos serviços municipais no resgate de animais feridos, vítimas de maus-tratos e abandono, realçando o potencial desses animais em promover o bem-estar e a qualidade de vida para a população sénior.
Outras atividades incluem a itinerância do stand de adoção pelo Parque da Cidade, no dia 4 de outubro, quarta-feira, e pelo Parque do Covelo, no dia 6, sexta-feira, ambos das 10h às 12h, com o objetivo de apresentar alguns dos animais à procura de uma família adotiva, bem como as diversas valências dos serviços do CROA.
Uma das novidades deste ano é a organização de uma caminhada convívio, marcada para o sábado, dia 7 de outubro, entre as 10h e as 12h, no Parque Oriental. O evento reunirá animais anteriormente alojados no CROA e as famílias que os adotaram com sucesso para uma caminhada e convívio ao longo do parque, estando aberto à participação de interessados que ainda não tenham adotado no CROA.
A caminhada percorrerá os trilhos pedestres do Parque Oriental, com início e término no mesmo local, junto à entrada pela Avenida Francisco Xavier Esteves. O percurso terá cerca de 4,4 quilómetros e levará aproximadamente 50 minutos.
A participação na caminhada convívio está sujeita a algumas condições, incluindo a presença de um responsável maior de 18 anos para cada animal inscrito, a posse de documento de identificação, vacinação atualizada, desparasitação e microchip, entre outras regras.
Os acompanhantes dos animais devem respeitar as normas de circulação de peões na via pública, com a organização reservando o direito de exigir o uso de açaime ou até mesmo impedir a participação de cães que demonstrem comportamento agressivo em relação a outros animais.
As inscrições para a caminhada convívio são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas a 40 cães, e estão disponíveis até dia 2 de outubro, segunda-feira, através do site oficial do evento.
Para encerrar a semana comemorativa, a equipa do CROA estenderá o horário de atendimento e abrirá as portas no sábado à tarde, 7 de outubro, das 14h às 16h. Trata-se de uma oportunidade para que os interessados visitem os animais alojados e possam escolher o mais novo membro da família.
Foto: Guilherme Costa Oliveira