Waterbike
Aliás, os efeitos da Waterbike já foram alvo da análise de estudiosos, como é o caso de Philippe Blanchemaison, médico vascular, flebologista e professor da Faculdade de Medicina de Paris VI, que publicou diversos artigos e estudos médicos realizados em França sobre a “ação favorável da bicicleta aquática na circulação venosa das pernas e na celulite”. “Estes estudos demonstram a proximidade que existe entre os músculos profundos das pernas, músculos posteriores e a circulação venosa linfática. A resistência da água permite exercitar ambos os músculos agonistas e antagonistas. As correntes geradas pelos jatos efetuam uma verdadeira drenagem sobre a pele e a gordura”, esclareceu o responsável. Assim sendo, os estudos concluem que o novo equipamento possibilita uma drenagem ativa “mais eficaz do que as drenagens tradicionais realizadas numa pessoa imobilizada, permitindo reforçar a rede venosa e linfática e lutar eficazmente contra a retenção de água”.
De acordo com Vítor Machado, há também que salientar que a produção de ozono na água, juntamente com os jatos de hidromassagem, promove a realização de um micro peeling da pele. “O ozono é rapidamente absorvido pela derme e transformado em oxigénio, permitindo a desintoxicação em profundidade do organismo”, explicou o sócio.
Enquanto se pedala na água, o equipamento utiliza a cromoterapia como arma para a construção de um ambiente de tranquilidade, uma vez que as diferentes cores têm uma potência específica sobre a mente. Assim, a Waterbike fornece uma luz difusa que pode ser azul, “para relaxar”, vermelha, “para estimular”, e amarela, “para o intelecto”. A música é outro elemento sempre presente durante as sessões, contribuindo também para o relaxamento das pessoas. Assim sendo, segundo referiu o responsável, este sistema inteligente de aquabiking individual “é benéfico para todos, tanto para homem como para mulher, independentemente da idade e dos benefícios que procura”. Cada sessão de 30 minutos custa dez euros; as de 45 minutos ficam por 12.5 euros.
A adesão dos curiosos ao equipamento está, segundo os sócios, a ser “excelente”. “As pessoas estão a conhecer a Waterbike e ficam surpreendidas com o conceito e os benefícios. (…) Podemos dizer que os portugueses reconhecem e valorizam esta nova tendência mundial, que chegou agora ao nosso país”, salientou Vítor Machado, acrescentando que, depois de experimentarem, “o feedback não podia ser mais animador”. “Após uma sessão, referem de imediato a sensação de leveza nas pernas, a pele suave e limpa de ‘gordura’; referem fundamentalmente que estão menos cansados do que antes da sessão, o que é fantástico. Os 16 jatos de hidromassagem provocam uma massagem eficaz ao nível das pernas, coxas, nádegas, fundo das costas e ventre”, concluiu.
Texto: Mariana Albuquerque