CIN

Vitória vitória: a cada noite, uma história

Vitória vitória: a cada noite, uma história

Há coisas às quais não conseguimos atribuir um preço devido ao valor que têm. Uma boa noite de sono é uma delas. Imagine ser criança e essa noite ser passada num hospital. Ao pensar nestas crianças – e nos seus cuidadores que também acabam por estar “internados” – decidimos trazer para a Pediatria, a magia dos contos de embalar à hora de deitar.

E contar histórias de embalar a crianças que estão em hospitais tem sido o trabalho voluntário de um conjunto pessoas que dão vida à Associação Nuvem Vitória, fundada em 2016. 

Quisemos criar um projeto inovador, que proporcionasse uma noite de sono recuperadora, para que as crianças se sintam o mais confortáveis possível, num espaço que não é o seu ambiente familiar. Por outro lado, temos procurado também estimular o envolvimento dos pais, familiares e cuidadores, na área da leitura e da narração oral, em diferentes contextos, procurando com isto elevar o nível de literacia das populações.

Desde sempre, este projeto teve caraterísticas únicas, enquadrando pela primeira vez em Portugal, o conceito de voluntariado em ambiente hospitalar pediátrico e, simultaneamente, em período noturno (das 20h00 às 22h00). 

Depois de um período piloto que ocorreu entre outubro de 2016 e março de 2017, com intervenção no Hospital de Santa Maria em Lisboa, a Associação cresceu, aumentando a equipa e o espectro de ação no ano seguinte quando chegamos ao Hospital de São João no Porto- primeiro no “Joãozinho”, depois em mais alas pediátricas; estamos ainda no Hospital de Vila Franca de Xira e no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão. No ano passado, chegamos a Braga e a Leiria – este último, no âmbito do Portugal 2020 (Portugal Inovação Social) e ainda ao Hospital Garcia de Orta em Almada e ao Hospital de Cascais.

Atualmente contamos com o apoio de 540 ”nuvens” em todo o país – 540 pessoas incríveis, que dão algumas horas do seu tempo ( normalmente dedicadas ao jantar com a família) para levar esta magia às pediatrias.

As histórias são ferramentas essenciais para a construção da identidade e dos valores da criança – todos acreditamos no poder desta ação e sabemos que não há nenhuma criança que não goste de ouvir uma boa história e conseguimos perceber que uma criança internada que descanse durante a noite, responde melhor aos tratamentos. E está mais serena e mais feliz. E é nesta felicidade que assenta a Nuvem Vitória: queremos por isso chegar a muitas crianças que, longe de casa e por vezes sozinhas, têm, mesmo assim, o mimo de uma história ao deitar.  

Até agora, temos mais de 54.400 histórias contadas em mais de 22.000 horas de voluntariado, impactando quase 33.000 internamentos. E estavamos a caminho de mais quatro hospitais quando surgiu a Covid 19 e perante o cenário também a nossa atividade sofreu alterações: sem haver visitas, os voluntários estão sem poder entrar nas Pediatrias … O maior impacto na nossa ação foi esse, mas conseguimos rapidamente implementar uma ação online que consiste em contar histórias online através das nossas redes sociais: acreditamos que, mesmo online, ouvir uma história é um momento mágico; estimula a imaginação e ajuda as crianças a descobrir outros lugares, outros tempos, permitindo-as viajar para outros “mundos”. Mundos mais felizes. Sem covid ou outras doenças, certamente.

Nuvem Vitória e Margarida Soares, coordenadora Regional Norte

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_campaign=encomendasta&utm_term=banner&utm_content=050121-encomendaschef2021

Viva! no Instagram. Siga-nos.