PUB
Recheio 2024 Institucional

Vitela Assada à Moda de Fafe

Vitela Assada à Moda de Fafe
Descobrir os sabores de Fafe em clima de festa

Entre os dias 18 e 20 de setembro, Fafe receberá a segunda edição do Festival da Vitela Assada, destinado a promover os melhores produtos locais. Na edição de 2014, o certame foi visitado por oito mil pessoas.

O segredo está na carne – muito tenra – no tempero secular e na cozedura em forno de lenha. A vitela assada à moda de Fafe, considerada um prato “único”, vai voltar a ser a grande estrela de um festival que promete atrair milhares de visitantes. De 18 a 20 de setembro, ‘todos os caminhos vão dar’ à Praça das Comunidades, palco da iniciativa que aceitou o desafio de mostrar ao público os pontos fortes da gastronomia de Fafe.  

festival_vitela4Oito restaurantes presentes no evento

Segundo afirmou o presidente da autarquia local, Raul Cunha, a primeira edição do certame (em 2014) “foi um verdadeiro sucesso”. “Este ano, queremos repetir a proeza. Sabemos que as pessoas, não só de cá como das regiões mais próximas, apreciam a nossa vitela e nada melhor do que vir saboreá-la num ambiente de festa e convívio”, referiu.

Na tenda do festival (este ano com dimensões ainda maiores do que na edição passada) estarão oito restaurantes do concelho a confecionar a famosa vitela, que se quer acompanhada de um bom vinho verde. E para finalizar a refeição, nada melhor do que os igualmente apreciados doces de gema e pão-de-ló tradicional. O espaço terá ainda 12 expositores de produtos típicos da região, do artesanato às compotas, vinhos e doçaria.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

festival_vitela1“Valorizar o que é nosso”

Para Raul Cunha, o sucesso do evento prende-se com a sua íntima ligação às tradições do município. “Uma das prioridades deste Executivo é valorizar o que é nosso, as nossas tradições, os nossos sabores e produtos”, notou, acrescentando que “a vitela assada é a jóia da gastronomia fafense”, razão pela qual não fará sentido deixar de promovê-la. Atrair mais turistas à região é outra das metas do certame. “Fafe é um concelho com muitas potencialidades turísticas que têm de ser aproveitadas. Este festival, à semelhança do que aconteceu no ano passado, vai atrair pessoas vindas de fora, que, além de provarem a nossa vitela, vão também visitar o concelho”, sublinhou.

festival_vitela32,5 toneladas de vitela cozinhadas na edição anterior

Na primeira edição do festival, a Praça das Comunidades recebeu a visita de oito mil pessoas. De acordo com informações da autarquia, foram cozinhadas 2,5 toneladas de vitela e vendida uma tonelada de doces típicos. Números que o município pretende, pelo menos, igualar. E a par das especialidades gastronómicas que há para descobrir, o evento garante animação musical – com a atuação de vários grupos – jogos tradicionais e “algumas surpresas”. Curioso?

Texto: Mariana Albuquerque

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile