Junta da Galiza

“Vitalina Varela” substitui “Listen” na corrida aos Óscares 2021

“Vitalina Varela” substitui “Listen” na corrida aos Óscares 2021

Depois da exclusão de “Listen”, de Ana Rocha de Sousa, comunicada na semana passada, como filme português candidato aos Óscares 2021, os membros da Academia Portuguesa de Cinema tiveram que proceder a uma segunda votação. 

O filme “Vitalina Varela”, do realizador Pedro Costa, é agora o candidato português à categoria de Melhor Filme Internacional, nos Prémios da Academia Americana de Cinema.  

“Vitalina Varela” estreou-se em 2019 no Festival de Locarno, na Suíça, onde recebeu o prémio máximo, o Leopardo de Ouro, assim como a protagonista, Vitalina Varela, duplamente premiada como melhor atriz.  

Com produção da OPTEC, o filme conta a história de uma mulher que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, emigrado em Portugal. Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou ao país três dias depois do funeral.   

Desde então o filme já foi exibido em mais de 50 festivais de cinema, cinematecas e ciclos dedicados a Pedro Costa, tendo sido premiado na maioria dos certames, como o Festival de Cinema de São Francisco, nos Estados Unidos, que deu ao realizador o prémio “Persistence of Vision”.  

Recorde-se que a 93.ª edição dos Óscares acontece a 25 de abril de 2021, no Teatro Dolby, em Los Angeles. 

De referir que “Listen” foi rejeitado pela Academia de Cinema de Hollywood como representante português por ser falado maioritariamente em língua inglesa, uma vez que o regulamento obriga a que pelo menos 50% do filme seja falado em língua não-inglesa. 

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef