PUB
Recheio 2024 Institucional

Visita teatralizada no cemitério da Lapa

Visita teatralizada no cemitério da Lapa

Pelo terceiro ano consecutivo, o ciclo de visitas guiadas que a irmandade de Nossa Senhora da Lapa organiza no seu cemitério, no Porto, está de volta, com a segunda sessão marcada já para este sábado, dia 16 de junho.

Refira-se que o programa deste ano traz a novidade de uma visita teatralizada,  agendada para este sábado. O tema é “Heróis do Liberalismo e o Cemitério da Lapa” e a visita será conduzida pelo historiador Manuel Couto.

“Geralmente, as pessoas visitam os cemitérios em momentos de dor ou de saudade e não prestam atenção a alguns pormenores do ponto de vista artístico, paisagístico ou arquitetónico que o cemitério tem para nos oferecer”, explica Manuela Rebelo,  mesária da Irmandade da Lapa.

O conjunto de ângulos que as diferentes sessões abordam “ajudam a mostrar a própria história do Porto, tanto mais que o cemitério da Lapa é o mais antigo da cidade e o mais antigo cemitério romântico português”, pode ler-se na nota enviada às redações.

Os jazigos-capela, a título de exemplo, constituem importantes elementos ilustrativos da arte funerária do século XIX. Em muitos delas, estão sepultadas personalidades como os escritores Arnaldo Gama, Camilo Castelo Branco e Soares de Passos, e personalidades como o arquiteto Marques da Silva, o bispo D. Manuel de Santa Inês, o industrial e político liberal José Ferreira Borges e o publicista Raul de Caldevilla.

Todas as visitas são gratuitas, sendo, contudo, necessário proceder a inscrição prévia para [email protected].

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Programa

16 junho (sábado), 18h30 – Manuel Couto – Heróis do Liberalismo e o Cemitério da Lapa (visita teatralizada)

1 julho (domingo), 11h00 – Francisco Queiroz – Arte e simbologia tumular

8 julho (domingo), 11h00 – Jorge Ricardo Pinto, Mário Marques e Manuel Azevedo Graça – Famílias do Porto

8 setembro (sábado), 18h30 – Germano Silva – O Jazigo de Freitas Fortuna – história e estórias

15 setembro (sábado), 10h00 – Joel Cleto – Um cemitério no Monte de Germalde.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile