Natal PD

Vidraria Fonseca

Vidraria Fonseca

Fundada em 1908, a Vidraria Fonseca tem 114 de história na cidade do Porto. O primeiro estabelecimento foi aberto na Rua das Valas (atual Rua Nossa Senhora de Fátima) pelo empreendedor Manuel Francisco da Fonseca, tendo a partir daí arrancado com diversos estabelecimentos pela cidade.

Atualmente a sede da empresa situa-se na Rua dos Caldeireiros, onde o proprietário Francisco Fonseca e o seu filho e sócio Vítor Fonseca gerem todo o negócio. Em entrevista à VIVA! o proprietário contou que têm também um centro de produção na zona industrial da Maia.

Na vidraria é possível encontrar todo o tipo de produtos e serviços em vidro: vidros decorativos, lacados e resinados, espelhos, janelas, vidros de segurança, ferragens para vidro, etc. Francisco Fonseca especificou a oferta de espelhos, entre os quais, os retrovisores, de vigia, para camiões e automóveis e óticos de aumento.

Esta é também uma empresa com experiência no fabrico de molduras, tendo a filial no Bessa esse serviço. Nesta área de emoldurar realizam vários tipos de trabalhos, como quadros de pinturas, bordados, posters, fotos e espelhos.

Prestam uma variedade de serviços para o mercado residencial, industrial e comercial, trabalhando com diferentes entidades como a Universidade do Porto, restaurantes, hotéis e lojas de retalho.
“Trabalhamos com o Hotel Infante Sagres, desde Viana de Castelo até Coimbra fazemos serviços para a Zara, e fornecemos para quase todos os hospitais, entre eles o São João”, revelou.

Procurados por várias pessoas a titulo individual, assim como por arquitetos e engenheiros, para Francisco Fonseca aquilo que distingue a sua empresa de outras é a qualidade dos produtos e a garantia do serviço. “Os arquitetos e engenheiros dizem «só confiamos na Vidraria Fonseca» porque as nossas peças têm garantia”, sublinhava o proprietário.

No negócio familiar, que emprega cerca de 40 funcionários, o que mais mudou com o passar dos anos foi “a modernização das máquinas”, facilitando dessa forma os processos de trabalho. “Fomos ficando mais modernos e claro que com isso conseguimos novos clientes, mantendo os de sempre”.

Confessou que as melhores recordações que tem da Vidraria Fonseca são da época em que teve oportunidade de trabalhar com o seu pai e fundador da empresa. “Eu comecei a trabalhar aqui com 14 anos e ainda que tivesse estado poucos anos a trabalhar com o meu pai foi muito bom para mim”.

Todos os anos o trabalho da empresa de Francisco Fonseca é alvo de boas criticas e prémios, algo pelo qual o proprietário se mostra satisfeito.

Vidraria Fonseca
Rua Caldeireiros 221,1º, Porto
Telefone 222 001 709

Foto de capa: Shop in Porto

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli