
“O Amor é”. Assim se intitula o vídeo produzido por doze estudantes de Erasmus do Porto, por altura do Dia dos Namorados, com o intuito de apelar ao fim de qualquer tipo de violência no namoro.
A película, que resulta de uma parceria entre a Erasmus Student Network Porto e a Associação Democrática dos Direitos e Interesses das Mulheres (ADDIM), é candidata ao prémio da categoria “Visibilidade” dos ENS Awards.
O objetivo do vídeo, segundo explicou Carla Branco, presidente da ADDIM, é “defender uma causa e cunhar uma posição na cidade que acolheu [estes alunos] para mais do que realizar o ciclo de estudos”, transmitindo uma “imagem de alegria, cor e liberdade”.
Cada participante foi desafiado a levar consigo a imagem que, para si, simboliza o amor. “Queremos combater a violência no namoro e a violência doméstica, desconstruindo esta temática pela positiva”, acrescentou a responsável.
A realização do vídeo contou ainda com o apoio técnico e financeiro das Organizações Não Governamentais de Mulheres da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Um estudo divulgado recentemente mostra que 58% dos jovens já sofreu, pelo menos uma vez, uma qualquer forma de violência. As mais frequentes são o controlo, perseguição, violência psicológica, sexual e controlo das redes sociais.