Nascido em 1985 na cidade de Nova Iorque, Nikolas Chasser Skilbeck é um artista de vídeo cujo trabalho oferece uma visão singular de um mundo pictórico de “poética invulgar”. Segundo avança o portal de notícias da Câmara do Porto, “através de dispositivos diferentes (ecrã led HD, mapeamento de edifícios, instalações, hologramas) e com uma forte inspiração da história da arte e da imagem, os seus vídeos partilham as suas diferentes experiências e transportam-nos para um universo contemplativo”.
O projeto “Dreaming of Porto” foi realizado no âmbito do programa de Residências Artísticas organizado pela Câmara do Porto e pela cidade de Tours, com apoio da associação Mode dÉmploi e da SKAD.
Durante a estadia de dois meses no Porto, entre maio e junho de 2016, o artista filmou e editou mais de 11 vídeos diferentes que evoluíram para uma temporalidade contemplativa.
“Os vídeos apresentam palavras pictóricas que por vezes parecem irreais e que se transformam como se estivéssemos num sonho. Nikolas usou várias paisagens disponíveis no Porto para criar imagens muito diferentes umas das outras, transformando panoramas turísticos em artísticos. A iluminação dos vídeos está feita para revelar pormenores e uma composição complexa”, revela a autarquia.
Combinando técnicas digitais e a sua imaginação, Nicolas convida-nos a descobrir os seus sonhos do Porto, numa exposição com sonoridade de Arthur Zerktouni e coreografia de Farid Rahmouni (The Time Traveler).
A instalação “Dreaming of Porto” vai estar patente no Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça Carlos Alberto nº 71), até ao dia 25 de março e pode visitada das 10h às 17h30, de segunda-feira a sábado.