É uma das mais longas noites do ano em Vila Nova de Famalicão e para que ninguém falte à festa e todos viajem em segurança, a autarquia volta a reforçar a sua aposta num plano de mobilidade com autocarros gratuitos a partir de diversos pontos do concelho.
Além disso, através de uma parceria com a CP – Comboios de Portugal, é possível viajar, por exemplo, desde Aveiro até Famalicão por apenas 2 euros, ida e volta.
“São cada vez mais as pessoas que nos procuram, oriundas dos mais diversos pontos do país e também da Galiza, para viverem esta noite carnavalesca”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.
Transportes: nove circuitos de transporte rodoviário gratuito
Assim, para facilitar o acesso dos foliões à festa e para que tudo decorra em segurança, a autarquia está a preparar nove circuitos de transporte rodoviário gratuito, para a noite de 27 para 28 de fevereiro, mais dois do que no ano passado. Os autocarros saem das freguesias de Joane, Pedome, Riba de Ave, Bairro, Ribeirão, Fradelos, Gondifelos, Arnoso Santa Eulália e Portela, pelas 21h00 e pelas 21h45 e 22h30 em direção à cidade, com paragem em frente à Escola D. Sancho I. Os autocarros regressam às freguesias pelas 2h00, pelas 4h00 e pelas 6h00.
No que diz respeito, às viagens de comboio, os foliões podem adquirir o Bilhete Especial Carnaval por 2€, ida e volta, válido nos comboios urbanos do Porto, incidindo sobre 82 estações, situadas ao longo de quatro linhas ferroviárias num radial de 60 km à volta do Porto, incluindo a Linha de Aveiro; Linha de Braga; Linha de Caíde/Marco de Canaveses e Linha de Guimarães. Válido para os dias 26 e 28 de fevereiro e para a noite de Carnaval, a 27 fevereiro (compra antecipada até ao dia 26 de fevereiro)
Carnaval como “aposta de marketing territorial”
O Carnaval de Famalicão é uma das grandes apostas culturais do município, atraindo todos os anos vários milhares de pessoas à cidade. É apontado como um Carnaval genuíno, espontâneo e verdadeiramente surpreendente.
Por isso, esta é “uma excelente oportunidade para os foliões vivenciarem a experiência do Carnaval de Famalicão, mas também para ficarem a conhecer melhor o nosso concelho, as nossas gentes, a nossa cultura e a nossa identidade”, afirmou Paulo Cunha, que considera o carnaval como “uma aposta de marketing territorial”.
Tendo como palco principal a zona envolvente ao Parque da Juventude, nomeadamente as ruas Luís Barroso, Luís de Camões, Praça 9 de Abril, Avenida de França e Rua D. Fernando I, a festa estende-se por toda a cidade.
Para além da noite de Carnaval, a Câmara Municipal aposta este ano também numa descentralização da animação carnavalesca em várias freguesias do concelho.