PUB
Sogrape - Mateus Rosé

“Verão é no Porto”

“Verão é no Porto”
Relaxar, sorrir e viver a cidade até ao final de setembro

Faça chuva ou faça sol, o lema é só um: aproveitar o verão em cada recanto que a cidade Invicta tem para oferecer. Iniciado a 18 de julho, o programa “Verão é no Porto”, promovido pela autarquia local, promete animar ruas, praças, largos, estações e jardins até ao final de setembro, com mais de quatro centenas de propostas para todas as idades e gostos. Ainda que a oferta tenha sido renovada e adaptada aos diferentes públicos da cidade, a organização manteve as iniciativas que são já imagens de marca da estação quente na cidade: o Cinema Fora do Sítio, o Festival Varandas, o Porta-Jazz ao Relento, as Porto Sunday Sessions e os Concertos na Avenida. A música voltará – como não poderia deixar de ser – a ter um grande peso na agenda, intensamente marcada por concertos e atuações. Jazz, pop, rock, indie, eletrónica, hip-hop, música experimental ou clássica, em pequenos coretos de jardim ou em grandes anfiteatros urbanos, de tudo se vai poder ouvir.

verao15_3Os sábados serão os dias indicados para recuperar energias. Entre as 15h00 e as 20h00, as Jameson Lazy Sessions convidam o público a deslocar-se ao Jardim das Virtudes para relaxar ao som de projetos musicais emergentes, muitos deles portuenses. Aos domingos, haverá mais momentos de convívio e descontração à boleia das Somersby Porto Sunday Sessions: dezenas de horas de música divididas pelos Jardins do Palácio de Cristal (agosto), Parque da Cidade (setembro) e Jardim de São Lázaro (outubro), sempre entre as 16h00 e as 20h00.

A edição de 2015 do Festival Varandas, que arrancou recentemente (no dia 31 de julho), também tem uma mão cheia de surpresas preparadas para os transeuntes, oferecendo espetáculos nas noites de sexta-feira e atividades para famílias nas noites de sábado. O certame, que termina a 4 de setembro, é dedicado à sétima arte, ainda que não exiba qualquer filme. “Vai-se falar de cinema através de outras artes, com homenagens aos cineastas do mundo, à música, à palavra, ao drama e à comédia, aos atores, aos amantes que ainda batem palmas no fim de um filme, ao que é nacional verao15_1e ao que não é, e a esta cidade do mundo que é o Porto”, avançou o município. Mas também haverá cinema de verdade, em diferentes espaços públicos. Praças, jardins e estações vão exibir um total de sete filmes, de géneros cinematográficos diferentes, para tentar chegar a mais cidadãos. Este ano, a Estação de São Bento e a Alameda das Fontainhas estreiam-se nas sessões do Cinema Fora do Sítio, agendadas para as sextas e sábados de agosto, sempre às 21h30.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Fora de portas está, igualmente, a música, em mais uma edição do Porta-Jazz ao Relento, nos jardins do Palácio de Cristal. O jazz vai ser a sonoridade mais ouvida no local até setembro (nas noites de sábado), a partir das 22h00. Uma segunda dose de cinco espetáculos acompanhará, depois, a Feira do Livro do Porto 2015 (que decorrerá, no mesmo sítio, de 4 a 20 de setembro). Do programa do certame fazem também parte debates, exposições, performances, atividades lúdicas para crianças e famílias, cinema, apresentação de livros e sessões de autógrafos. Apesar de, este ano, a Câmara Municipal do Porto ter aumentado o número de stands para 130, a forte adesão de editoras, livreiros e alfarrabistas levou ao fecho antecipado das inscrições no evento, uma semana antes da data prevista. O evento, subordinado ao tema “Felicidade”, vai distinguir a escritora portuense Agustina Bessa-Luís e promete voltar a apostar na venda de livros a preços reduzidos.

verao15_2Numa parceria entre a Casa da Música e a autarquia portuense, os Concertos na Avenida estarão de regresso igualmente em setembro, com dois grandes espetáculos que prometem juntar milhares de veraneantes nos Aliados. Na sexta-feira (dia 4), a Banda Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Francisco Ferreira, vai transformar-se numa big band dos anos 30 e fazer da avenida o maior salão de dança da cidade, ao ritmo do swing. No dia seguinte, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música regressa ao local, “trazendo na memória o sucesso arrebatador das atuações dos anos anteriores”. “Dirigida pelo maestro Pedro Neves, a orquestra vai apresentar um espetáculo dedicado aos ritmos ibéricos, com alusões ao fandango e à ópera, e viagens desde o Alentejo até à Andaluzia”, avança a organização.

E a 6 de setembro, a animação prosseguirá, na baixa portuense, com a quinta edição do NOS D’Bandada, que juntou, em 2014, mais de 250 mil pessoas. Entre as 16h00 e as 02h00, o evento terá 60 concertos gratuitos, em duas dezenas de palcos. A encerrar a programação de verão estarão as Noites Ritual, celebradas a 25 e 26 de setembro, no Palácio de Cristal, com muita música portuguesa. Capicua, PZ, Diabo na Cruz e Rita Red Shoes serão os protagonistas da festa, que será, uma vez mais, de entrada gratuita.

Texto: Mariana Albuquerque

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz