PUB
Junta da Galiza

“Verão é no Porto 2014”

“Verão é no Porto 2014”
400 eventos dão cor ao verão da Invicta

Mesmo que o período de férias já tenha acabado, não há desculpa para ficar em casa. Até ao final de setembro, é em espírito de festa que a cidade Invicta vai celebrar os dias quentes. Música, cinema, dança, desporto e iniciativas ao ar livre são os ingredientes-chave do “Verão é no Porto 2014”, iniciativa promovida pela autarquia local, através da Porto Lazer, em parceria com uma mão cheia de instituições públicas e privadas. Ruas, praças, avenidas, jardins e praias já se deixaram contagiar pela programação especial, extensível a visitantes e residentes, de todas as faixas etárias. Incentivar as vivências em família é o mote desta edição, que inclui eventos já bem conhecidos do público: Porto Sunday Sessions, Festa em Família, Cinema Fora do Sítio, Festival Varandas, Porta Jazz ao Relento, D’Bandada, Noites Ritual, Concertos na Avenida e Porto em Boa Forma. Ao todo, são mais de quatro centenas de iniciativas delineadas a pensar naqueles que não prescindem de viver a cidade.

E nada melhor do que começar um roteiro de verão no Parque da Cidade, que vai receber, este sábado (26 de julho), a Festa da Família, entre as 10h00 e as 23h00. Para além de uma vasta oferta de conteúdos especialmente dedicados aos mais pequenos, haverá voos em balão de ar quente, jogos agrícolas inspirados na vida do campo, aulas de ioga, zumba e dança, cinema ao ar livre, quiosques de marionetas, atividades radicais, feira de produtos regionais e um concerto dos Deolinda. Os apaixonados pelo mundo animal também não ficarão excluídos deste dia de festa, que integrará ainda a segunda edição da Maratona do Cão, com início agendado para as 10h00. Donos e cães vão poder participar numa corrida canina ao longo de 4,5 km, num percurso que privilegiará a rapidez e a agilidade.

verao_pto4A marcar a agenda da cidade está também o “Super Bock Porto Sunday Sessions”, que arrancou no passado dia 13 com uma grande novidade: para além dos habituais DJ’s, o cartaz acrescenta agora um concerto ao vivo que promete animar ainda mais as tardes de domingo portuenses, num total de mais de 50 horas de música, até 5 de outubro. Com entrada livre e sempre das 16h00 às 20h00, as Sunday Sessions vão passar pelos jardins do Passeio Alegre (julho), São Lázaro (agosto) e Parque da Cidade (setembro e outubro), sempre acompanhadas do chamado Pink Market, mercado destinado à venda de artigos usados, artesanato e antiguidades. Em paralelo, e noutra das estreias deste “Verão é no Porto 2014”, o Passeio das Virtudes passa a ter encontro marcado com o “Virtudes Lazy Sundays”, aos domingos à tarde, entre as 15h00 e as 20h00.

O desporto é outro ingrediente utilizado, neste programa de verão, para ativar a boa disposição dos portuenses. Até domingo (27 de julho), a praia Internacional, junto ao Edifício Transparente, está a ser palco do Mundial Universitário de Voleibol de Praia, que envolve mais de 50 equipas e 120 atletas, masculinos e femininos, de 23 países, numa organização da Federação Académica do Porto, verao_pto5Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto, em parceria com a autarquia. Além disso, durante a época balnear, até 31 de agosto, a Águas do Porto e a Porto Lazer estão a pôr em marcha um programa de animação desportiva em três praias do Porto: Ourigo, Homem do Leme e Molhe. Incentivar a população veraneante a praticar atividade física na praia, com aulas gratuitas de ioga, hip-hop e zumba, é o objetivo da iniciativa.

Mas nem só na praia é permitido trabalhar o corpo e a mente. Até ao final do verão, o “Porto em Boa Forma” vai continuar a convidar os cidadãos a alinharem em múltiplas atividades organizadas e monitorizadas por profissionais de educação física e/ou técnicos de saúde. Assim, todos os sábados e domingos serão “Dias com Energia”, nos Jardins do Palácio de Cristal, Quinta do Covelo e Parque da Cidade do Porto. Aos fins de semana dos meses de julho e setembro, a Praça D. João I continuará também a receber o programa “Baixa em Forma”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

verao_pto1Agosto: a cultura pelos cantos e recantos portuenses

Ao convívio em família, à música e às ações desportivas não poderia deixar de se juntar outro elemento fundamental: o cinema. Por isso, ao longo de todo o mês de agosto, a sétima arte voltará a andar “fora do sítio”, aos sábados e domingos, em sessões gratuitas e ao ar livre, a partir das 22h00. Promovido pelo INATEL e pela Câmara Municipal a partir do dia 2, o projeto levará nove filmes a vários pontos da cidade do Porto, nomeadamente à Rua das Flores, aos jardins do Passeio Alegre e do Palácio e às praças dos Poveiros e das Cardosas. E, aos sábados, os apreciadores de jazz poderão também desfrutar de alguns serões bem passados, a partir das 22h00, no exterior do Pavilhão Rosa Mota, ao som do Porta Jazz ao Relento, festival da associação Porta-Jazz.

O Festival Varandas também já começou a mobilizar a população para a sessão de “abertura das portadas”, agendada para o dia 1 de agosto, às 22h00, na Rua das Flores, junto aos Caldeireiros. A iniciativa, que decorrerá até ao dia 5 de setembro, promete brindar os transeuntes com momentos de teatro, música tradicional, literatura e poesia no alto de vários edifícios da Baixa do Porto, dos Clérigos à Cordoaria, passando por Miragaia e pela Praça das Cardosas. Marcadas para sábados, as propostas do evento destinam-se sobretudo ao público infantil e às famílias.

verao_pto3“Noites Ritual 2014” com entrada livre

Em setembro, multiplicam-se as razões para sair de casa. Para além de uma edição especial da Feira do Livro, entre os dias 5 e 23, os jardins do Palácio de Cristal vão receber também as Noites Ritual, nos dias 19 e 20. De realçar que, este ano, o evento é de entrada livre, reforçando a aposta na música portuguesa e no lançamento de novos talentos. Mas antes disso, a autarquia portuense e a Casa da Música (CdM) levarão aos Aliados mais uma edição dos Concertos na Avenida (5 e 6 de setembro), com atuações da “StopEstra!”, banda de rock formada por cerca de cem músicos, entre profissionais e amadores, e da Orquestra Sinfónica da CdM. E os destaques musicais não ficam por aqui, já que, ao longo do mês, haverá mais ritmos gratuitos para desfrutar no Porto, nomeadamente através da “maior edição de sempre” do NOS D’Bandada, agendado para 13 de setembro. O programa do evento ainda não é conhecido, mas a organização desafia os cidadãos a ficarem atentos aos próximos desenvolvimentos desde “Verão é no Porto 2014”.

Texto: Mariana Albuquerque    |    Fotos: Porto Lazer

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz