PUB
CMPorto

Venda de casa e divórcio são os momentos mais stressantes dos portugueses

Venda de casa e divórcio são os momentos mais stressantes dos portugueses

Diariamente, os cidadãos são confrontados com um conjunto de situações que podem provocar momentos de stress. Mas, afinal, quais são os momentos mais stressantes na vida dos portugueses?

Um estudo realizado, recentemente, pela imobiliária espanhola Tiko revela que a venda de casa é um dos processos mais stressantes para 61% dos portugueses, a par com um processo de divórcio, um momento que deixa sob grande stress 36% dos inquiridos.

divorcio

De acordo com os dados divulgados, apesar de a venda de casa ser um momento angustiante, vários estudos confirmam que a venda de imóveis particulares continua a liderar o setor imobiliário em Portugal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Intitulada “Os Portugueses e o setor imobiliário”, a investigação indicou que quase metade dos cidadãos com nacionalidade portuguesa (48%) vivem em casa própria, o que comprova que já passaram por um processo de compra e venda de imóvel. A grande maioria (78%), contudo, admitiu não viver na casa dos seus sonhos.

Os principais motivos que levaram os inquiridos a sentirem necessidade de vender a sua casa durante este ano foram a vontade de mudar de residência, um desejo que concentrou 41% dos portugueses, e o facto de considerarem que a a área do imóvel já não se adequa ao agregado familiar (31%). E, aquando desta decisão, os fatores mais valorizados no processo de venda foram “o preço justo (81%), o ter um parceiro que trate de toda a parte burocrática, sem que tenham de pagar por este trabalho (70%) e o facto de o processo ficar concluído em menos de 10 dias (32%)”.

Já no que respeita às razões que continuam a levar ao adiamento da compra de casa, o estudo concluiu que se destacaram a falta de recursos financeiros (79%), a dificuldade na obtenção de crédito à habitação (49%) e a dificuldade em encontrar o imóvel com as características pretendidas (46%).

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem