Comida Fresca - Dia dos Namorados - PD

Vencedores do Prémio João de Almada já são conhecidos

Vencedores do Prémio João de Almada já são conhecidos

Os vencedores da 19ª edição do Prémio João de Almada, criado pela Câmara Municipal do Porto, já são conhecidos. Este prémio vem incentivar e promover a recuperação do património arquitetónico da cidade.

“Um particular cuidado na recuperação de todos os valores patrimoniais e na interpretação das tipologias originais, cumprindo exemplarmente os critérios de apreciação arquitetónica previstos no programa de concurso”, são estas as palavras o jurí sobre a recuperação da Casa São Roque, da autoria de João Mendes Ribeiro, que unanimemente foi reconhecido como a melhor intervenção na categoria “Edifícios Não Residenciais”.

Já a reabilitação de um edifício do século XIX e início do século XX, na Rua da Restauração, nº 429, assinado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, levou o prémio da categoria “Edifícios Residenciais”.

Pela a parte do jurí, justificam: “o cuidado e rigor desta intervenção”, que considerou cumprir “com mérito os parâmetros de avaliação estabelecidos no programa de concurso, designadamente pela sensibilidade e coerência com que são interpretados e recuperados os valores patrimoniais em presença”.

O valor do prémio corresponde a 10 mil euros em cada categoria, correspondendo 7 mil euros ao arquiteto responsável e 3 mil euros ao proprietário da obra.

O júri desta edição foi presidido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e constituído também pelos arquitetos Rodrigo Coelho, em representação da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; Amândio Dias, representante da Direção Regional de Cultura do Norte; Gabriel Andrade, em representação da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte; Miguel Pinto, em representação da Direção Municipal de Urbanismo; Luís Aguiar Branco, representante do Departamento Municipal de Gestão Cultural; e Tiago Figueiredo (Figueiredo + Pena Arquitetos) e Nuno Graça Moura, vencedores da edição anterior do Prémio João de Almada, nas categorias Residencial e Não Residencial, respetivamente, e ainda pelo engenheiro Bento Machado Aires, representando a Ordem dos Engenheiros – Região Norte.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef