Atualmente, mais do que nunca, é importante lutar contra o sedentarismo, provocado por hábitos que prejudicam, tanto a saúde física, como a saúde mental. Sendo assim, entre os dias 23 e 30 de setembro, celebra-se a Semana Europeia do Desporto (SED) e, nos “festejos”, o Porto decidiu não ficar de fora.
Trata-se de uma iniciativa levada a cabo pela Comissão Europeia (CE), sendo que, para a concretizar localmente, a Ágora, empresa municipal, fez parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com o intuito de dinamizar várias atividades para os dias em questão.
Das várias propostas que o município fornece, ao longo desta semana, destacam-se os Dias com Energia (pilates, ioga e tai chi), o Domingos em Forma (caminhadas e alongamentos), as aulas de skate em Ramalde, o De Volta à Forma (destinada a doentes oncológicos), o SAUDÁVEL-Mente (desporto sénior) e uma aula de natação adaptada na Piscina de Cartes.
Para além disso, sugerimos-lhe que vista um calçado confortável e adira ao projeto de caminhadas Porto Saudável, ao Centro de Marcha e Corrida, ou até mesmo, no caso de ser fã de andar de bicicleta, experimente participar no Pedala com a Cofidis.
E como diversidade é nome do meio de um evento que promete pôr o Porto a mexer, haverá, ainda, natação em águas abertas e… xadrez! Não pode perder a oportunidade de assistir e, quem sabe, participar no Torneio Xadrez e Amizade e no Douro Bridges – Porto & Gaia Open Water.
Por fim, mas nunca menos importante, existem duas atividades que são destinadas, exclusivamente, a quem trabalhe na própria empresa dinamizadora das atividades, neste caso, a Ágora. Assim sendo, haverá “uma aula de ginástica laboral para os trabalhadores da Ágora e uma ação de avaliação do risco cardiovascular”, tal como cita o portal de notícias oficial da empresa do município.
Somadas todas as parcelas, são 13 propostas que se inserem naqueles que são os objetivos primordiais da CE: “a promoção do desporto e da atividade física junto de todos os cidadãos, independentemente da idade, sexo, contexto social ou nível de aptidão motora; o incentivo a um quotidiano ativo, não só nesta semana, mas durante todo o ano; a adoção de um estilo de vida saudável” (via Ágora).
Foto: João Queirós