PUB
Santander Saúde

Vem aí a “Semana do Pescador” e há Caldeirada para todos: é grátis

Vem aí a

Já não falta muito para arrancar a 2ª edição da Semana do Pescador, em Vila do Conde. A semana é celebrada de 24 a 31 de maio, sendo que o grande destaque vai mesmo para o almoço de sábado, 28.

Afinal, o que tem de tão especial essa refeição? Segundo o Porto Canal, os vilacondenses (e não só) terão direito a uma saborosa caldeirada gigante, que pretende saciar a comunidade.

O melhor de tudo é que a refeição é grátis. Trata-se de um prato bastante conhecido na zona das Caxinas, que é conhecida por ser uma zona piscatória. Ao que tudo indica, os tachos vão ao lume perto da Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes.

Para além desta refeição que promete ser deliciosa, a Semana do Pescador ainda vai ter muitas outras atividades que podem interessar a muitos. Todas estas iniciativas pedagógicas, culturais, religiosas e lúdicas prometem trazer muita gente ao local.

Esta semana é um “tributo” a um dos maiores traços identitários da região

Recorde-se que, mais do que uma tradição vilacondense, a pesca é uma das atividades económicas mais comuns nesta zona. Por isso mesmo, a semana pretende celebrar os costumes de uma terra muito rica nesse aspeto.

“É um tributo daqueles que são responsáveis de uma arte identitária e de uma força economia do nosso concelho há séculos. Temos um programa ambicioso, onde além dessa homenagem queremos também que seja um momento de atração turística”, referiu Vítor Costa, presidente do município (via Porto Canal).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Como se tudo isso não fosse suficiente, ainda há espaço para muito mais coisas. Exposições, oficinas, livros, tertúlias, visitas guiadas são só alguns dos “aperitivos” desta semana que tem o peixe como ex-libris.

A esmagadora maioria das atividades irão decorrer em Caxinas ou Poça da Barca. Contudo, também acontecerão algumas iniciativas na zona de Vila Chã.

Num gesto de inclusão e vontade de receber bem, a organização faz questão que também os pescadores recém chegados da Indonésia façam parte do evento. Afinal de contas, tendo nascido no sítio A ou no sítio B, a cidade é de todos.

A semana de celebração arranca a 24 de maio e termina no dia 31. O almoço é no dia 28.

Foto: Pingo Doce

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem