PUB
CMPorto

Vem aí a Porto City Race: a corrida que lhe mostra a cidade de mapa na mão

Vem aí a Porto City Race: a corrida que lhe mostra a cidade de mapa na mão

Já dizia a Ágora, é hora de pôr o “mapa na mão e pés ao caminho”, na medida em que está prestes a começar a Porto City Race, este fim de semana, nos dias 14 e 15 de outubro. Traduzindo o título para português, a “Corrida da Cidade do Porto” trata-se de uma prova de orientação composta por três etapas: duas durante o dia e uma durante a noite.

Ao todo, são já 10 edições que ficaram para a história. Como não há 10 sem 11, a 11ª edição do evento regressa e em grande, sendo que, até ao momento, já há 500 inscritos, provenientes de sete países diferentes.

As corridas vão passar por três pontos nevrálgicos da Invicta. Neste caso, o roteiro compreende incursões por: Campanhã, Centro Histórico e Paranhos. À semelhança de edições passadas, o programa da Porto City Race compreende “três etapas com classificações separadas, que vão proporcionar diferentes desafios aos participantes e permitir-lhes explorar zonas emblemáticas do município”, tal como refere a Ágora, no seu site oficial. 

O primeiro momento de paragem acontecerá no Parque de São Roque. Mal os ponteiros do relógio marcarem as 10 horas, é sinal que está na altura de se disputar a prova de sprint. Paralelamente, “volta a realizar-se uma atividade de orientação adaptada, reforçando a aposta do evento em alargar a modalidade a todos os praticantes possíveis” (via Ágora). 

Umas horas depois, mas ainda no mesmo dia, ou seja, no sábado (14), chega a altura de se disputar a prova noturna. A partir das 19h30, inicia-se a Porto City Race by Night, que terá como ponto de partida a Escola Básica 2/3 de Miragaia.

Depois de uma boa corrida ao luar, é hora dos atletas irem para casa e repousar para aquela que será a principal e derradeira etapa do evento, no domingo, 15 de outubro. Mais uma vez, e tal como na primeira etapa, a prova inicia-se pelas 10 horas e vai percorrer a freguesia de Paranhos, com partida na Escola Básica 2/3 Eugénio de Andrade. 

Tal como é possível observar através dos pontos de partida das corridas, existe um denominador comum, que é a “Escola”, tema principal da edição de 2023. Por esse motivo, as três provas passam, ao longo do seu percurso, por várias instituições de ensino da cidade.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Quem é que pode participar? Eis uma questão pertinente de ser colocada, à qual a resposta é bastante simples: todos. Sejam atletas federados ou amadores, a idade e a experiência não é um requisito obrigatório, para esta que será a 11ª edição da Porto City Race.

Até ao momento, é garantido que estarão representados participantes oriundos de Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Ucrânia, Estónia, e claro, Portugal. 

Todos eles dispostos a correr e a descobrir o melhor que a Invicta tem para oferecer, com a ajuda do mapa que é muito importante para a realização da prova.

Como refere a Ágora, “mesmo quem nunca tenha visto um mapa de orientação ou uma bússola, tem possibilidade de realizar percursos abertos, seja individualmente ou em grupo, já que o Grupo Desportivo Quatro Caminhos, que organiza o evento com o apoio da Ágora, terá monitores no terreno a dar acompanhamento e instrução aos iniciantes”. 

A Porto City Race está de volta à Invicta, este fim de semana, dias 14 e 15 de outubro, sendo que dividir-se-á em 3 etapas: 2 delas durante o dia e 1 uma delas à noite.

Saiba mais sobre o evento aqui.

Foto: Porto.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce