PUB
Recheio 2024 Profissional

Vem aí a comédia portuguesa deste verão: O Mistério do Colar de São Cajó

Vem aí a comédia portuguesa deste verão: O Mistério do Colar de São Cajó

Lembra-se de Pôr do Sol? A série de humor, escrita por Henrique Dias, que estreou na RTP em 2021, vai passar, muito em breve, do pequeno para o grande ecrã. Assim, com um título que faz alusão a um dos elementos mais conhecidos da série, surge O Mistério do Colar de São Cajó, filme que vai ser exibido nos cinemas do Porto e do resto do país, a partir de 3 de agosto. Esta terça-feira, realizou-se a antestreia do filme, no Cinema São Jorge.

Possivelmente já ouviu falar de Pôr do Sol, mas se não está familiarizado com o conceito da série, o mais importante a saber é que se trata de uma sátira às telenovelas, onde o humor está sempre presente, de forma a evidenciar os clichês a que as mesmas costumam associar-se.

Imaginemos um desafio em que tem de pensar num enredo típico de telenovela. Pôr do Sol, provavelmente, tem-no englobado na sua história. Desde amores proibidos, a irmãs gémeas separadas à nascença, à ganância pelas heranças da família, o que não falta são narrativas comuns às que o público se habituou. Pôr do Sol vai, até, mais longe e faz com que na segunda temporada apareça uma terceira irmã gémea.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Todos estes enredos são explorados de forma humorística, num tipo de linguagem muito próprio e que faz jus aos diálogos do quotidiano. O Mistério do Colar de São Cajó não se espera que seja diferente. Na antestreia, esteve presente, por exemplo, Nuno Markl, radialista, que aconselhou, na sua conta de Instagram, que o público veja o filme, onde “de repente há laivos de O Senhor dos Anéis, A Guerra dos Tronos e Piratas das Caraíbas”.

Posto isto, o que esperar do filme? A sinopse é curta, mas elucidativa: “a saga da família Bourbon de Linhaça e do seu bem mais valioso: o Colar de São Cajó, que está na família há mais de 3500 anos, e esconde segredos, maldições e uma lendária receita de bacalhau”.

YouTube player

Foto: Cartaz filme / Coyote Vadio

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce