Hoje em dia as empresas estão necessitadas de um contabilista certificado com uma abordagem muito próxima à gestão.
A sua experiência, essencialmente na vertente financeira e fiscal, dita uma integração que redefine os serviços de contabilidade.
Revelarem-se como um investimento estratégico necessário por parte das empresas ao invés de serem percecionados apenas como um requisito e obrigação.
O objetivo é definir a contabilidade como uma ferramenta no apoio à gestão das empresas.
Abordagens de valor acrescentado na contabilidade
Como serviços de valor acrescentado e extremamente relevantes no contexto de negócio emergem a assessoria fiscal e financeira.
Identificam-se necessidades a este nível devido ao facto da crescente complexidade e globalização dos negócios e porque o empresário necessita de ferramentas adicionais para gerir a sua empresa.
No fundo, mais suporte às tomadas de decisão pela via de uma visão holística ao negócio.
Alguns contextos de atuação que os empresários valorizam:
Vertente Fiscal
Definir de uma base de trabalho que se adapte às mudanças legislativas e fiscais que garanta conformidade de atuação em mercados nacionais e internacionais.
Identificar e mitigar fatores de risco fiscais através de planos de ação estratégicos.
Atuar assertivamente na identificação de oportunidades para conduzir a empresa para contextos fiscais eficientes e possivelmente mais atenuados através da identificação de benefícios fiscais.
Assessoria em fusões e aquisições, avaliando implicações fiscais e desenvolvendo estratégias correspondentes.
Vertente Financeira
No âmbito de assessoria na área económica e financeira, é possível elaborar diagnósticos periódicos, orientando a empresa para melhorias contínuas.
Fomentar a adoção de melhores práticas de gestão, introduzindo práticas orçamentais e de controlo de gestão.
Estabelecer “indicadores chave” para medir o desempenho e facilitar decisões estratégicas.
Naturalmente, neste contexto, a tipologia de reporting que a contabilidade disponibiliza pode fazer a diferença. Não só pela informação que contém, mas pela assiduidade em que é entregue sendo esta uma ferramenta muito útil para os empresários.
Em suma, a função do contabilista deve ir além das obrigações contabilísticas tradicionais.
Apenas com a sua aproximação à gestão das empresas é capaz de introduzir componentes de valor acrescentado que são realmente valorizadas pelos empresários.
Hoje em dia exige-se relações de rigor e proximidade e por isso os gestores procuram aliados estratégicos para o negócio de forma a enfrentar os desafios complexos que se impõem e fazer evoluir em melhores práticas de gestão.
Artigo patrocinado
Foto: Pavel Danilyuk / Pexels