Não é novidade para ninguém que o cão tende a ser o melhor amigo do ser humano. Pela companhia que faz, pela lealdade que demonstra, assim como por todos os momentos de ternura que nos proporcionam. Nesse sentido, e como em qualquer relação existe o “dar” e o “receber”, a Câmara de Gaia decidiu oferecer, aos amigos de quatro patas do concelho, um parque canino, que já se encontra aberto.
Tal como refere o município de Gaia no seu site oficial, o espaço fica “localizado sobre o eixo rodoviário IC23/A44, a nascente do jardim Soares dos Reis, do lado oposto à rua Marquês Sá da Bandeira e tem cerca de 757m²”, sendo que resulta de um investimento a rondar os 73 mil euros.
O objetivo por detrás da criação do parque é muito simples: proporcionar condições aos animais de satisfazerem as suas necessidades básicas e fomentar o bem-estar dos mesmos.
Como refere o município na sua plataforma oficial, a criação deste espaço destinado ao bem-estar dos cães era, há muito tempo, necessário, especialmente “num centro urbano onde são predominantes edifícios com vários andares, sem espaços verdes privados e onde cada vez mais agregados familiares têm animais de estimação”.
E para aqueles que não gostam ou que têm receio de cães? Em relação a esta pergunta, a resposta é bastante simples: não há problema. Tal acontece porque o parque é vedado na frente da rua, com um muro de vedação e um bloco de betão, pelo que é assegurada, dessa forma, a segurança de todos os que passam pela zona em questão. Para além disso, e com o intuito de reforçar a segurança do local para todas as partes, a Câmara de Gaia acrescenta, ainda, que “foi criada uma área de receção aos utilizadores, sendo que o acesso ao espaço é feito através de uma entrada dupla. Esta configuração permite que os animais sejam soltos/presos pela trela antes da entrada/saída do parque”.
A dimensão do espaço foi outro elemento importante, neste processo. Atendendo às necessidades caninas, correr e soltar energia são dois requisitos que qualquer cão precisa. Por isso mesmo, o parque é bastante amplo e espaçoso, podendo albergar, simultaneamente, vários canídeos.
Desta forma, Vila Nova de Gaia passa a ter um novo espaço para o melhor amigo do ser humano, que aumenta assim as probabilidades de ouvir aquelas três palavrinhas mágicas que qualquer cão gosta de ouvir: “vamos à rua!”.
Foto: Câmara Municipal de Gaia (Facebook)