PUB
Philips S9000

Valongo vence Prémio da Semana Europeia da Mobilidade

Valongo vence Prémio da Semana Europeia da Mobilidade

O município de Valongo venceu o Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2021, na categoria de municípios com menos de 100 mil habitantes, atribuído pela Comissão Europeia.

O prémio em causa reconhece as ações desenvolvidas e a forma como promoveram a mobilidade urbana sustentável durante a Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu entre 16 e 22 de setembro, sob o mote “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”.

Para o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, é um orgulho receber o prémio em causa. “Vimos o esforço de Valongo ser reconhecido com esta distinção, no meio de 3184 candidaturas, das quais 86 portuguesas. Juntamente com o European Green Leaf Award este prémio motivamo-nos para continuar a trabalhar mais e melhor”, afirmou, citado no comunicado divulgado na página do município.

De acordo com a mesma nota, a “ampla variedade de medidas e atividades permanentes” e a “abordagem multimodal, inclusive a criação de áreas atraentes para pedestres” e a “melhoria e/ou implementação de rampas para cadeiras de rodas novas em todas as freguesias do concelho” foram alguns dos aspetos tidos em consideração pelo júri para a seleção de Valongo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“O município tem apostado em ações permanentes, designadamente o aumento e criação de áreas pedonais, o alargamento de passeios, a criação de rampas para cadeiras de rodas, a melhoria da sinalização sonora e luminosa nos semáforos, a melhoria de condições de paragem nas linhas “Bus”, a criação de infraestruturas para estacionamento de bicicletas, a criação de ciclovias e da rede de Ciclismo urbano, a criação de uma via que pretende ligar da nascente até à foz o rio Leça”, lê-se ainda.

Adicionalmente, a Câmara Municipal realçou que tem também criado “ações de sensibilização” ao longo do ano e agendado “diversas iniciativas para incrementar a mobilidade urbana sustentável, visando salientar os benefícios para o ambiente, e para a saúde e qualidade de vida do cidadão”.

“A neutralidade carbónica é um grande objetivo e estamos a dar passos consistentes para a alcançar. É por isso com muito gosto que vemos estes esforços reconhecidos, o que nos mostra também a convergência e o alinhamento do município de Valongo relativamente às estratégias europeias nesta matéria”, completou o autarca.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz