PUB
Recheio 2024 Institucional

Valongo vai propor referendo sobre desagregação de união de freguesias de Campo e Sobrado

Valongo vai propor referendo sobre desagregação de união de freguesias de Campo e Sobrado
Os presidentes da Câmara de Valongo e da junta de Campo/Sobrado vão propor a realização de um referendo local sobre a desagregação desta união de freguesias, indicaram em comunicado, enquanto pelo mesmo tema estão a surgir movimentos espontâneos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O concelho de Valongo contava, até à entrada em vigor da lei n.º 11-A/2013, com cinco freguesias, sendo que com a reorganização administrativa local Sobrado e Campo foram agregadas.
A agregação destas freguesias foi sempre alvo de polémica e debate, tendo a câmara de Valongo decidido aliás, em reunião de câmara a 30 de outubro, por unanimidade, submeter à Assembleia da República (AR) uma moção na qual pede a reposição das freguesias de Campo e Sobrado, considerando que a agregação “feriu” os “mais elementares anseios da população”.
O presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o presidente da União das Freguesias de Campo e Sobrado, Alfredo Sousa, avançaram que vão propor, em junho, à Assembleia Municipal de Valongo a convocação de um referendo local sobre este tema.
A pergunta será: “Concorda com a desagregação da União de Freguesias de Campo e Sobrado e a criação das freguesias de Campo e Sobrado?”.
“Contrariamente ao defendido para justificar a agregação, hoje está comprovado que não houve quaisquer vantagens, nem económicas nem de outra natureza, que justifiquem a manutenção de uma Lei que, no que diz respeito a Campo e Sobrado”, refere a nota da autarquia.
Os autarcas de Valongo consideram esta agregação “profundamente desajustada e contrária à vontade” quer das populações das freguesias, quer dos seus representantes, eleitos nos órgãos autárquicos.
José Manuel Ribeiro e Alfredo Sousa consideram que “os resultados da consulta popular irão fundamentar os esforços que têm sido feitos no sentido de se repor a autonomia administrativa de Campo e de Sobrado, duas freguesias que possuem identidades próprias, com costumes e tradições específicos e diferenciadores”.
“A extinção das freguesias de Campo e de Sobrado e a sua agregação numa só freguesia violou a vontade dos Valonguenses e, em especial, a vontade dos habitantes de Campo e Sobrado”, frisam.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce