A Câmara Municipal de Valongo assinou esta semana um protocolo com a Agência para a Modernização Administrativa, que vai permitir implementar no município um “Laboratório Experimental Municipal”.
Em causa está a criação de um espaço com o objetivo de “relacionamento com o movimento associativo e experimentar soluções de partilha entre cidadãos e funcionários da autarquia”.
Valongo é o quarto município português a implementar o laboratório, depois de Coimbra, Lisboa e Loulé.
Para o presidente da Câmara Municipal local, em causa está “mais um passo decisivo para agilizar e facilitar o relacionamento dos cidadãos com a Administração Pública Local, em particular no que respeita ao movimento associativo do concelho, que, felizmente, tem um elevadíssimo dinamismo, com largas dezenas de associações, de cariz desportivo, cultural, ambiental, social e educativo”.
“Em Valongo, não desperdiçamos nenhuma oportunidade para responder aos desafios que enfrentamos de forma inovadora”, destacou José Manuel Ribeiro.
O “Laboratório Experimental Municipal” vai ter tutoria do LabX – Centro para a Inovação no Setor Público, unidade da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).