PUB
Recheio 2024 Institucional

Vai ser criada uma nova praça em Gaia por causa de linha de alta velocidade

Vai ser criada uma nova praça em Gaia por causa de linha de alta velocidade

Uma nova “grande praça” será criada na zona da estação de metro D. João II, em Vila Nova de Gaia, para acolher a futura estação subterrânea de alta velocidade de Santo Ovídio, segundo um relatório a que o JN teve acesso.

Este documento, que analisa propostas para o primeiro troço da linha de alta velocidade entre o Porto e Oiã, destaca que, na área norte do complexo, a praça proporcionará acesso ao Edifício de Passageiros e uma ligação direta à estação de metro de D. João II (linha amarela).

Segundo a mesma fonte, no lado norte, o projeto inclui um edifício de escritórios com doze pisos, que “rematará a praça” e se alinhará com as estruturas existentes, bem como com novas edificações e vias previstas no Plano de Pormenor de Santo Ovídio.

A sul, será construída uma volumetria de oito andares, conforme planeado, que permitirá o acesso ao Átrio de Passageiros Sul da estação. Esta parte do edifício situar-se-á na interface com as ruas Conceição Fernandes e Coats & Clark, estabelecendo uma transição para a Avenida da República e marcando um dos pontos de entrada.

Para a estação subterrânea estão previstos dois poços de acesso com capacidade para um mínimo de três escadas rolantes em cada plataforma. Nos níveis superiores, quatro escadas rolantes proporcionarão acesso espaçoso e seguro. Haverá também uma ligação sinuosa e segura à estação de metro de Santo Ovídio, permitindo extensão futura às plataformas da linha rubi e à plataforma poente da linha de metro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além da praça junto a D. João II, o projeto de requalificação urbanística inclui a transformação da Rotunda de Santo Ovídio numa praça pública, com redução do espaço destinado ao tráfego rodoviário.

O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, avançou em julho a intenção de propor uma cobertura parcial para a futura praça ao urbanista Joan Busquets, responsável pelo projeto. Este novo espaço de convívio será favorecido pela diminuição do trânsito na área, decorrente da expansão da rede do Metro do Porto.

Na última sexta-feira, o Conselho de Ministros aprovou a abertura do concurso para a concessão da construção e manutenção do troço de alta velocidade entre Porto (Campanhã) e Oiã, no distrito de Aveiro.

A linha de alta velocidade Lisboa-Porto permitirá a ligação entre as duas cidades em cerca de uma hora e 15 minutos, com paragens previstas em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria. A primeira fase da linha, entre Porto e Soure, está projetada para conclusão em 2030, e a segunda, até Lisboa via Linha do Norte, deverá estar operacional em 2032.

Fotografia: C.M.V.N.Gaia
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil