PUB
Philips S9000

Vai nascer um novo parque urbano nas Fontainhas

Vai nascer um novo parque urbano nas Fontainhas

Na próxima segunda-feira, dia 29 de janeiro, será conhecido o destino da ribeira do Poço das Patas, em reunião de Executivo. A Câmara Municipal do Porto quer adquirir a “Ilha dos Moinhos”, a fim de dar resposta aos problemas de inundações e decorracadas no local, para construir o futuro Parque das Fontainhas/Carquejeiras, integrado na Operação de Reabilitação Urbana de Campanhã.

“A necessidade de intervenção decorre de episódios, cada vez mais frequentes, de inundações e derrocadas com origem no troço da ribeira Poço das Patas, que se encontra entubada”, informa o portal de notícias da autarquia.

O projeto em discussão indica que o “perfil muito irregular [no troço entre o Largo Baltazar Guedes e a Avenida Gustavo Eiffel] conduz a elevadas velocidades de escoamento com concomitante desgaste das superfícies, bem como de desmoronamentos, ao que acresce a falta de condições de segurança para assegurar a devida exploração e manutenção”.

Por esse motivo, o Município informa que irá “proceder ao realojamento urgente dos ocupantes” a fim de iniciar os trabalhos de “estabilização da infraestrutura e de dissipação de energia” para aumentar a “resiliência da ribeira do Poço das Patas”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A “Ilha dos Moinhos” está avaliada no valor de 900 mil euros, sendo que o orçamento será “remetido para apreciação da Assembleia Municipal”.

Segundo a mesma fonte, esta intervenção visa promover as “condições de vida e de bem-estar da população, reforçando a atratividade residencial e criando as condições para a recuperação demográfica da cidade; assim como a garantia da qualidade ambiental, promovendo um modelo de desenvolvimento urbano sustentável”.

A medida está integrada no plano da Operação de Reabilitação Urbana de Campanhã.

Foto: DR

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3