Nesta sexta-feira, dia 5 de abril, a Junta de Freguesia de Guifões dará início à 6ª edição do Moinho Cine Fest. A programação continua no sábado, dia 6 de abril, com outra sessão na mesma junta de freguesia.
A terceira sessão ocorrerá no dia 13, sábado, na Junta de Freguesia de Custóias, e a última sessão será realizada no dia 20, sábado, no Centro Cultural de Leça do Balio.
Os horários permanecem inalterados: as portas abrem às 21h e as sessões começam pontualmente às 21h15. Sendo assim, o melhor é mesmo organizar-se a tempo, para não perder pitada do que a sétima arte tem de melhor para oferecer.
Posto isto, o que é que lhe esperará? Como refere a organização do evento, este terá um total de 38 filmes, sendo 36 em competição e 2 fora da competição. Ao todo, o evento atraiu 656 inscrições de 50 países diferentes.
Este ano, em jeito de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril e meio século de liberdade e democracia em Portugal, o Moinho Cine Fest destacará uma parte da seleção oficial que celebra esta data.
A seleção inclui filmes portugueses e internacionais contemporâneos, visando entreter, enriquecer e educar o público, proporcionando diferentes perspetivas sobre o mundo e o cinema.
Os jurados desta edição são António Costa Valente, Mário Branquinho e Tiago Afonso, nomes de destaque no cinema português, que concederão um total de 12 prémios monetários. Para além disso, todos os filmes em competição receberão uma taxa de exibição.
O evento é organizado pela ANARTEM – Associação Cultural e é promovido pela União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, sob a direção do cineasta André Almeida Rodrigues.
O Moinho Cine Fest é um festival dedicado a médias-metragens, curtas-metragens, micro-metragens e nano-metragens. O evento conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Matosinhos e com o patrocínio das Conservas Pinhais.
A entrada é gratuita para todos os interessados.
Fotografia: Pexels