PUB
Recheio 2024 Institucional

Vai haver “cumbersas” à moda do Porto, na FNAC do Gaia Shopping

Vai haver

Nesta sexta-feira, dia 5 de abril, às 21h30, na Fnac do Gaia Shopping, terá início um ciclo de conversas intitulado “TROCAR OS BÊS PELOS VÊS”, com o objetivo de celebrar e preservar o sotaque e as expressões características do Porto e do Norte de Portugal. 

Com outra sessão no dia 6, às 17h, na Fnac de Santa Catarina, esta iniciativa promete desvendar os mistérios por detrás da peculiar troca de letras na fala dos nortenhos.

Durante cerca de 45 minutos, os participantes serão convidados a explorar as particularidades linguísticas da região, desde a tradicional troca do “Bê” pelo “Vê” até às origens de expressões como “griso”, “briol”, ou “chuço”. 

Num ambiente descontraído e sem preconceitos, a conversa será conduzida de forma assertiva e pedagógica, incentivando a participação e o debate.

O ciclo continuará nos meses seguintes, com temas como “Em PORTOguês nos (des)entendemos” em maio, onde serão exploradas novas palavras e expressões atribuídas pelos portuenses.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Termina maio, chega junho, e com ele “Carago não, carago!”, que promete abordar o uso de palavrões na região, questionando se “no Porto, um palavrão é mesmo uma vírgula”.

Estas “cumbersas” visam não só valorizar o património linguístico do Porto e do Norte, mas também proporcionar momentos de reflexão e celebração da identidade cultural da região.

 Com uma abordagem divertida e animada, espera-se que os participantes saiam não apenas enriquecidos linguisticamente, mas também orgulhosos das suas raízes e da riqueza do seu léxico.

Fotografia: Instagram João Carlos Brito

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz