PUB
Recheio 2024 Institucional

Vacinação contra a gripe arrancou esta segunda-feira

Vacinação contra a gripe arrancou esta segunda-feira

As unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) têm ao dispor 1,4 milhões de doses de vacinas contra a gripe destinadas a grupos de risco, como idosos, pessoas em lares ou instituições e para alguns doentes crónicos.

Este ano, pela primeira vez, as vacinas são tetravalentes, ou seja, funcionam para quatro tipos de vírus da gripe (dois do tipo A e dois do tipo B). Até aqui as vacinas usadas eram, no máximo, trivalentes, cobrindo três tipos de vírus.

A vacinação contra a gripe é gratuita para grupos de risco, como idosos, pessoas residentes ou internadas em instituições, com doenças crónicas ou com o sistema imunitário diminuído, profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros. No total, as unidades do SNS terão ao dispor 1,4 milhões de doses de vacinas contra a gripe para estes grupos – um investimento de 11,3 milhões de euros por parte do Estado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Haverá ainda mais de 600 mil doses disponíveis nas farmácias, que podem ser compradas mediante receita médica, com uma comparticipação de 37 por cento.

À RTP, Graça Freitas, diretora-geral de Saúde, recomenda que não haja uma corrida às vacinas que sobrecarregue os serviços de saúde. Aconselha a que a vacinação seja programada entre os utentes e os centros de saúde para que seja feita ao longo das próximas semanas.

Recomenda, ainda, a vacina a pessoas entre os 60 e os 64 anos, bem como a grávidas ou a alguns doentes crónicos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil