PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Vacina Prevenar será gratuita para crianças nascidas desde 1 de janeiro

Vacina Prevenar será gratuita para crianças nascidas desde 1 de janeiro

A medida custará, este ano, 2,5 milhões de euros ao Estado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A vacina Prevenar, que previne doenças como a meningite e a pneumonia, vai passar a ser administrada às crianças nascidas desde 1 de janeiro deste ano de forma gratuita, numa medida que custará 2,5 milhões de euros aos cofres do Estado. A inclusão do medicamento no Programa Nacional de Vacinação foi possível após “negociações com a indústria farmacêutica”, segundo revelou fonte do Ministério da Saúde.

A vacina será igualmente gratuita para “os adultos com doenças crónicas e considerados de alto risco, nomeadamente os portadores do vírus VIH e de certas doenças pulmonares obstrutivas, além do cancro do pulmão”. Nos restantes casos, o Estado vai comparticipar 15% do custo da Prevenar.

[Atualização] A Direcção-Geral da Saúde esclareceu que a vacina vai passar a ser dada às crianças nascidas a partir de 1 de janeiro e não de 1 de junho, como inicialmente foi anunciado.
PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile