PUB
CMPorto

Uso de máscara na rua obrigatório até setembro

Uso de máscara na rua obrigatório até setembro

Quem passear na rua, em território continental, vai continuar a ser obrigado a utilizar máscara, sempre que não esteja assegurado o distanciamento mínimo recomendado pelas autoridades da saúde. A medida, que impõe o uso obrigatório de máscara em espaços públicos, e que terminaria no próximo domingo, 13 de junho, foi renovada por mais 90 dias. 

A proposta foi aprovada, na última quarta-feira, pelo Parlamento, com votos favoráveis do PS, PSD, CDS-PP e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues. Por sua vez, a votação teve abstenção do BE, PCP, PAN, Verdes e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira. Chega e Iniciativa Liberal votaram contra. 

Em causa está a terceira renovação do projeto-lei da autoria do PSD, desta vez com proposta de renovação do PS. “Apesar da evolução dos indicadores após a cessação do estado de emergência, bem como da evolução positiva da vacinação da população, a prudência na gestão da pandemia da COVID-19 e das fases de desconfinamento que se têm sucedido desaconselham ainda nesta fase o relaxamento de algumas medidas adotadas com vista à prevenção e mitigação da transmissão do vírus SARSCov-2 e da doença da COVID-19, particularmente das mais básicas como a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos”, lê-se no documento. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Impõe-se, assim, por mais 90 dias, a “renovação da imposição transitória da obrigatoriedade do uso de máscara para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas nos casos em que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”. 

As coimas para os incumpridores, recorde-se, variam entre os 100 e os 500 euros.  

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem