PUB
Recheio 2024 Institucional

Urbanização de Vila D’Este “respira saúde” após obra de 17 milhões de euros concluída

Urbanização de Vila D'Este

Mais uma empreitada concluída e desta vez é em Vila Nova de Gaia. Na zona de Vila d’Este, a urbanização envolvente foi rearranjada e o marco foi assinalado este sábado, dia 11 de maio.

Como sugere a própria Câmara de Gaia, os arranjos no exterior eram bastante precisos para a área em questão. 

De acordo com o município, o objetivo foi “reverter a crescente tendência de desqualificação urbana e social que esta área urbana evidenciava, em particular intervindo sobre os domínios essenciais para alcançar a revitalização social e económica das comunidades mais desfavorecidas”.

Recorde-se que a urbanização Vila D’Este acolhe cerca de 2085 habitações e 76 estabelecimentos comerciais. Feitas as contas, não é difícil concluir que os trabalhos do município melhoram a vida de bastantes milhares de pessoas.

Os materiais estavam degradados e precisavam de intervenção

A degradação dos materiais foi um dos motivos principais que levou a esta intervenção. Agora, com uma apresentação mais cuidada, passar por esta zona é mais agradável tanto para quem lá mora como para quem visita.

Posto isto, qual foi o trabalho ao certo da Câmara de Gaia? Segundo o município, a resposta foi dada através de um novo revestimento aplicado ao exterior das fachadas e das coberturas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Na prática, implementaram-se “novos sistemas de impermeabilização, soluções de isolamento e novos revestimentos, incluindo ainda ações de reabilitação dos espaços interiores comuns” – refere o município. 

Para além disso, também se certificou que a eficiência energética das casas era melhor. Na verdade, usando as palavras da própria autarquia, foi uma “reabilitação colaborativa”, que contou com o apoio de todas as partes, inclusive os moradores.

Tanto se trata de um projeto distinto que, quando este foi anunciado, foi logo distinguido com o ilustre Prémio Nuno Teotónio Pereira IHRU 2016. Este celebra os projetos que fomentam a inclusão social e qualidade de vida das pessoas.

No entender do presidente da junta de freguesia de Vilar do Andorinho, a conclusão do projeto é um motivo de ampla satisfação. Isto porque, em equipa, Serafim Teixeira acredita que se mostrou que “é possível mudar o que está menos bem”.

Também o presidente do município gaiense, Eduardo Vítor Rodrigues, considera que o projeto foi um sucesso. Recorde-se que a Câmara de Gaia investiu à volta de 17 milhões de euros nestas obras.

Fotografia: C.M.Gaia
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem