PUB
PD- Revista Sabe bem

UPTEC causa impacto significativo no PIB nacional

UPTEC causa impacto significativo no PIB nacional

O Parque e Ciência da Universidade do Porto (UPTEC) alcançou, em 2019, um impacto económico muito significativo no Produto Interno Bruto (PIB) nacional ao atingir um valor muito próximo dos 300 milhões de euros.

Em concreto, a incubadora, criada há 14 anos, atingiu os 284 milhões de euros e foi responsável pela criação de 6.464 postos de trabalho, revelou um estudo realizado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), que destaca o papel importante de “agente de inovação, de empreendedorismo e de emprego qualificado na região Norte de Portugal” de que a UPTEC é detentora.

Segundo explica a instituição portuense, citada pelo Porto., este número foi alcançado devido ao trabalho de um total de 176 empresas, que geram “um volume de negócios na casa dos 135 milhões de euros”. Destas, 119 estão instaladas na UPTEC e 57 são graduadas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Por sua vez, os postos de trabalho criados terão representado 253 milhões de euros em remunerações, o que representou cerca de 50 milhões de euros em receitas fiscais para o Estado.

Em causa, nesta análise, estiveram estimativas “dos efeitos diretos, indiretos (gerado pelo fornecimento de bens e serviços que são consumidos ou colocados à disposição pelas empresas) e induzidos (decorre da atividade económica associada às despesas de consumo dos colaboradores da comunidade UPTEC) gerados sobre a economia ao nível do PIB, do emprego, das remunerações e das receitas fiscais”, sublinha a mesma fonte.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz