PUB
Philips S9000

U.Porto propõe visita ao rio que se esconde debaixo do Porto

U.Porto propõe visita ao rio que se esconde debaixo do Porto

A visita ao Túnel do Rio de Vila, sob a Rua Mouzinho da Silveira, decorre no âmbito da iniciativa ‘Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra’, promovida pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em colaboração com a Reitoria da U.Porto, Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN), Porto Innovation Hub e as Águas do Porto.

Entre a estação de São Bento e a Praça da Ribeira, sob as ruas de Mouzinho da Silveira e de São João, fica o rio da Vila. Ao longo de 350 metros, é possível encontrar no Porto vestígios da época romana. Quatro metros abaixo do passeio, num túnel com dois metros e meio de largura e três de altura, ouve-se o som do rio a correr.

Agendada para quarta-feira, dia 20 de junho, a visita tem como objetivo dar a conhecer ao público em geral como a Engenharia Civil se revela na construção e manutenção das cidades.

Em cada visita, a equipa projetista (engenheiros e arquitetos) envolvida na obra em análise, explica numa conferência como foram desenvolvidos os projetos e a sua construção, revelando a vertente tecnológica da intervenção. Esta conferência é resumida numa publicação, a Sebenta d’Obra, que será depois oferecida aos participantes. Nesta série de vistas vai-se descobrir as infraestruturas hidráulicas que alimentam a cidade do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A visita ao Túnel do Rio de Vila será feita em três grupos de 12 pessoas. A primeira terá o ponto de encontro junto às esplanadas de São Bento (em frente à Estação de Comboios), marcado para as 15h30. O grupo seguirá depois para a conferência na Cidade das Profissões na Rua das Flores, liderada pelos autores do projeto de reabilitação no Túnel do Rio de Vila (situado sob a rua Mouzinho da Silveira): Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez a cargo da arquitetura e Jorge Silva com a pasta da Engenharia. Após a conferência realizam-se as visitas seguintes.

Para a visita é aconselhável o uso de botas de águas (ou outro tipo de calçado impermeável à água), roupa confortável e calças.

“Os visitantes terão ainda que vestir um fato Tyvek antes da descida ao túnel (fornecido pela Águas do Porto) e devem levar os pertences pessoais de forma a terem as mãos livres, para uma descida e subida do túnel em segurança”, informa o portal de notícias da U.Porto. De referir que a descida ao túnel não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida nem aconselhável a pessoas com claustrofobia.

O ciclo de vistas/conferências ‘Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra’ é aberto a toda a comunidade e pretende mostrar a importância da Engenharia Civil não só na construção de uma cidade como também na manutenção e desenvolvimento da nossa sociedade.

A entrada é gratuita, sujeita à lotação máxima de 34 participantes e mediante inscrição prévia em https://www.mostra.up.pt/home-page/inscricao-fora-de-portas_2018.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile