PUB
Recheio 2024 Institucional

UPorto e Santa Casa lançam Observatório Social da cidade

UPorto e Santa Casa lançam Observatório Social da cidade
Detetar precocemente a emergência de novos problemas sociais e definir linhas de atuação estratégicas apropriadas são os objetivos do observatório.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Universidade do Porto (UP) e a Santa Casa de Misericórdia (SCMP) deste concelho acordaram esta quarta-feira a criação de um Observatório Social da cidade, que visa fazer o “diagnóstico” dos problemas sociais existentes. Detetar precocemente a emergência de novos problemas sociais e definir linhas de atuação estratégicas apropriadas são as grandes metas do projeto.
De acordo com José Marques dos Santos, reitor da UPorto, “os maiores problemas são aqueles que estão escondidos, aqueles que não se sabe que existem e são muitas vezes sofridos sozinhos”. Em declarações aos jornalistas no final da assinatura do protocolo, o responsável frisou que “os verdadeiros pobres são aqueles que não têm capacidade para viver adequadamente. O assistencialismo só resolve os problemas transitoriamente. Temos de encontrar soluções para ajudar as pessoas a encontrar emprego”. Para o provedor da SCMP, António Tavares, este observatório “ajudará à identificação de casos que poderão levar à criação de políticas públicas”. No âmbito da colaboração firmada ontem, o responsável da SCMP adiantou que pretende lançar “antes das férias”, e para entrar em vigor no próximo ano letivo, o Prémio Albino Aroso, que vai começar com uma dotação de cerca de 10 mil euros. “Servirá de incentivo à participação de investigadores oriundos desta Universidade”, realçou.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem