PUB
Recheio 2024 Institucional

U.Porto com a maior taxa de sucesso na avaliação da FCT

U.Porto com a maior taxa de sucesso na avaliação da FCT

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Mais de 80% dos investigadores da Universidade do Porto passaram à segunda fase de avaliação da Fundação de Ciência e Tecnologia.

A Universidade do Porto é a instituição com maior taxa de passagem de docentes à segunda fase da avaliação de unidades de investigação científica nacionais, processo realizado pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT).
Segundo dados da FCT, 82% dos investigadores daquela instituição de ensino superior passaram à segunda fase de avaliação, uma taxa de sucesso de candidaturas bastante superior à taxa nacional (66%). Só as universidades Nova de Lisboa (79%) e de Lisboa (73%) se aproximaram dos resultados obtidos pela U.Porto. De referir que apenas as unidades com a classificação de Excecional, Excelente ou Muito Bom terão direito a um financiamento estratégico da fundação, através de um montante definido pelo mérito do programa estratégico proposto. No âmbito desta primeira fase de avaliação, foram afastadas as unidades com classificação igual ou inferior a Bom.
Tal como explicou a Universidade do Porto, para assegurar financiamento da FCT, as unidades de I&D devem demonstrar uma produção científica de reconhecido mérito internacional, apresentar a massa crítica adequada à prossecução dos seus objetivos e promover a utilização racional de infraestruturas, de meios técnicos e de recursos humanos.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce