PUB
Junta da Galiza

Universidades europeias juntam-se no Porto para debater financiamento destas instituições

Universidades europeias juntam-se no Porto para debater financiamento destas instituições

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Reitores, administradores universitários e decisores políticos de toda a Europa vão reunir-se na cidade do Porto esta quinta e sexta-feira para discutir os crescentes desafios de financiamento que se colocam às universidades europeias.

Durante os dois dias, a Universidade do Porto acolhe o Fórum sobre Financiamento da European University Association (EUA), reunião bienal da associação que representa mais de 800 universidades de 47 países europeus.
Entre os oradores encontram-se o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, o Diretor-Geral Adjunto para a Investigação e Inovação da União Europeia, Patrick Child, e representantes de governos e associações de reitores de toda a Europa. Os trabalhos irão decorrer no Seminário de Vilar, tendo início às 9h00 desta quinta-feira, com a intervenção do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo. O encerramento do Fórum está marcado para as 15h30 de sexta-feira, com a intervenção de Manuel Heitor.
Numa altura em que as finanças públicas estão sob pressão em toda a Europa, os modelos de financiamento das universidades estão a ser revistos de forma a racionalizar custos, gerar maior valor acrescentado e aumentar a eficiência no Ensino Superior. Consequentemente, torna-se cada vez mais urgente às universidades conseguir demonstrar e quantificar a sua contribuição para a sociedade, tanto em termos sociais, como em termos económicos. Nesse sentido, esta terceira edição do Fórum sobre Financiamento da EUA terá por tema “Universidades eficientes: Valor para a sociedade”.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem