
Durante esta semana, um grupo de estudantes da Universidade Portucalense participa na competição internacional “The Duth Design Charrette 2021”. A decorrer até à próxima sexta-feira, 26 de março, a iniciativa desafia universidades de todo o mundo a pensarem em “novas experiências de consumo no futebol”.
A equipa, constituída por cinco alunos e dois docentes, irá analisar, em conjunto com o Departamento de Ciência e Tecnologia e o Departamento de Economia e Gestão, como remodelar a experiência dos fãs de futebol que, no atual contexto de pandemia, estão impedidos de assistir aos jogos no estádio.
“O principal objetivo é aplicar novas tendências e desenvolvimentos na área das tecnologias de informação na criação de negócios, desenvolver competências de empreendedorismo e trabalho cooperativo em equipas multidisciplinares e internacionais”, sublinha a instituição em comunicado.
Além da Universidade Portucalense, participam na competição a Fontys University of Applied Sciences, da Holanda, VŠE-University of Economics, da República Checa, Cardiff Metropolian University (Wales), KEA – Copenhagen School of Design and Technology, da Dinamarca; Humber College Toronto, do Canadá, EPHEC University College, da Bélgica; GIPA – Georgian Institute of Public Affairs, da Georgia, e a SSM – Roma Business School, da Itália.
No total, marcam presença no evento uma centena de estudantes e duas dezenas de orientadores. Aplicando o “Design Thinking”, cada equipa terá que desenvolver novos serviços, tecnologias e modelos de negócio e, no final da semana, apresentar a sua proposta aos clientes – o clube de futebol PSV Eindhoven e a empresa de marketing desportivo TDE.