PUB
Recheio 2024 Institucional

Universidade do Porto no top das mais “empregáveis” da Europa

Universidade do Porto no top das mais

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade do Porto figura entre as 75 e as 105 instituições europeias com melhores índices de empregabilidade dos seus graduados.

A edição 2020 do QS Graduate Employability Rankings, divulgado esta semana pela consultora britânica Quacquarelli Symonds (QS), coloca a U.Porto entre o “grupo restrito das 250 instituições de ensino superior a nível mundial – e das 100 da Europa – que melhor promovem a empregabilidade dos seus estudantes”.

Segundo explica o portal de notícias da U.Porto, foram analisadas 758 instituições de ensino superior europeias. Foram tidos em conta cinco indicadores que pretendem identificar os níveis quantitativos e qualitativos da empregabilidade dos graduados de cada instituição: a reputação da universidade entre os empregadores (que conta para 30% da nota final), o sucesso dos graduados no mercado de trabalho (25%), o número de parcerias com empresas por docentes de cada universidade (25%), os incentivos ao contato direto entre empregadores e estudantes (10%) e a taxa de emprego de graduados de cada instituição (10%).

“Com um score global de até 38.3 pontos (em 100 possíveis), a U.Porto destaca-se pelo seu desempenho ao nível do desenvolvimento de parcerias com os empregadores (em que regista uma subida de 44,8 para 48 pontos, em relação à edição anterior do ranking) e do sucesso dos seus graduados no mercado de trabalho”, assinala a instituição portuense.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No que diz respeito às restantes universidades portuguesas, a Universidade Nova de Lisboa também aparece posicionada no “top 250” mundial. A Universidade de Coimbra mantém o seu lugar entre as 251 e as 300 melhores, e a Universidade de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa abandonam o ranking, face a 2018.

O QS Graduate Employability Rankings é liderado pelas universidades de Stanford (EUA), MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA) e Tsinghua (China). A instituição europeia melhor colocada – no 5.º lugar – é a Universidade de Cambridge.

O ranking completo pode ser consultado aqui.

Foto: U.Porto

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz