PUB
PD-Bairro Feliz

Universidade do Porto entre as melhores do mundo

Universidade do Porto entre as melhores do mundo

A Universidade do Porto mais uma vez alcança excelentes resultados no ranking internacional por disciplinas.

Na edição de 2024 do “QS World University Rankings by Subject”, a instituição destaca-se em 28 áreas de estudo, das 55 avaliadas, sendo a melhor de Portugal em 16 delas e figurando entre as 200 melhores do mundo em 13 disciplinas, duas a mais do que no ano anterior.

A avaliação da Quacquarelli Symonds, que considera a reputação académica, a reputação entre empregadores e a produção científica de 1.500 instituições, destaca o avanço da universidade portuense em seis áreas e a sua estreia em três outras.

Uma das novidades é a disciplina de Engenharia de Petróleos, que posiciona a U.Porto entre as 100 melhores globalmente. Além disso, outras áreas como Ciências Farmacêuticas, Desporto e Arquitetura também se destacam entre as melhores do mundo.

A instituição registra avanços notáveis, como em Engenharia Mecânica, que agora ocupa o 148º lugar, e em disciplinas como Linguística e Medicina.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Universidade do Porto está entre as 150 melhores em áreas como Agricultura e Ciências Florestais e Engenharia Civil, e entre as 200 melhores em Ciência dos Materiais, Educação, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Química. Além disso, alcança posições de destaque em diversas outras disciplinas, consolidando a sua reputação global.

A nível das grandes áreas do conhecimento, a U.Porto está entre as 350 melhores em todas elas, incluindo Ciências da Vida e Medicina, Engenharia e Tecnologia, Ciências Naturais, Artes e Humanidades, e Ciências Sociais e Gestão.

Comparativamente com outras instituições nacionais, a Universidade do Porto lidera em diversas áreas, como Arquitetura, Ciências Farmacêuticas, Desporto, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Linguística e Medicina, reforçando a sua posição de excelência no panorama académico nacional e internacional.

Fotografia: Filipa Brito Porto Ponto

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce