Philips

Universidade do Porto celebra os 50 anos da chegada do Homem à Lua

Universidade do Porto celebra os 50 anos da chegada do Homem à Lua

Para comemorar um dos mais notáveis feitos da Humanidade, o Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e a Casa Comum da Universidade do Porto desafiam o público a reviver as várias missões tripuladas à lua.

“Um pequeno passo para o Homem, um grande salto para a humanidade”. Foram estas as palavras proferidas pelo astronauta norte-americano Neil Armstrong quando pisou pela primeira vez o solo lunar, a 20 de julho de 1969.

Para celebrar os 50 anos da chegada do Homem à Lua, o Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e a Casa Comum da Universidade do Porto criaram um programa “comum”, com um ciclo de sete sessões, com datas a coincidirem exatamente 50 anos após as datas das seis missões com alunagens concretizadas e a missão com a alunagem abortada.

A primeira sessão está marcada para sábado, dia 20 de julho, no Salão Nobre da Reitoria, às 21h, precisamente 50 anos após a primeira alunagem. “Na primeira ‘missão’, Rui Moura, professor da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) e um dos primeiros portugueses escolhidos para frequentar o curso de qualificação do projeto POSSUM, vai juntar-se ao geógrafo Álvaro Domingues e a Daniel Folha, diretor executivo do Planetário do Porto, para uma conversa sobre exploração espacial, o programa Apollo e, particularmente, a missão Apollo 11. A receber os participantes estará ainda um modelo tridimensional da Lua (com 2,8 metros de diâmetro), que será suspenso na entrada principal do edifício da Reitoria”, desvenda a U.Porto.

O ciclo prossegue a 20 de novembro, com uma sessão dedicada à missão Apollo 12, protagonizada por Charles “Pete” Conrad e Alan Bean (e Richard Gordon em órbita lunar) a 19 de novembro de 1969. Seguem-se mais cinco sessões, onde serão recordadas as missões Apollo 13 (11 de abril de 1970), Apollo 14 (9 de fevereiro de 1971), Apollo 15 (30 de julho de 1971), Apollo 16 (21 de abril de 1972 ) e Apollo 17 (11 de dezembro de 1972). A entrada é livre.

Também no âmbito das comemorações da primeira alunagem, a Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) acolhe, a partir de 22 de julho, a exposição “50 anos da Chegada do Homem à Lua”. A iniciativa pretende levar os visitantes a viajar até aos anos 60, revisitando também os tempos em que a ida à lua ainda era ficção científica.

“A exposição estará dividida em várias partes, desde livros de ficção científica, passando pela literatura de divulgação científica à Banda Desenhada e pelos relatórios técnicos e peças autênticas de hardware espacial”, explicou Rui Moura, docente da FCUP, investigador do Instituto de Ciências da Terra e um dos organizadores desta iniciativa.

Segundo o portal da U.Porto, a mostra apresentará ainda uma série de objetos espaciais, que, em grande parte, pertencem ao espólio pessoal do docente da FCUP, que foi o primeiro português a fazer formação e treino para astronauta.

São exemplos “uma folha de um manual de sistema de fato espacial e a qual foi propriedade do próprio Neil Armstrong, uma manta térmica suplente original de Módulo de Comando ou algumas pequenas peças de motores J-2 do lançador Saturno V”.

Uma outra parte da exposição será composta por memorabilias (conjuntos de coisas memoráveis). “Serão apresentados selos, moedas, medalhas, cadernetas dos anos 60, mapa da lua de 1958, e outros objetos relacionados com a ida do Homem à lua”, avançou Orlando Frazão, docente do Departamento de Física e Astronomia da FCUP e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), que se juntou a Rui Moura na organização deste certame.

Com entrada livre, a exposição será inaugurada a 22 de julho, ficando patente ao público até ao final de novembro do próximo ano. Poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 09h e as 19h30.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=menuchef