PUB
Junta da Galiza

Unidades de saúde com horários alargados devido à gripe

O “atendimento complementar” do ACES Oriental do Porto está agora fixado entre as 20h e as 24h durante a semana e entre as 09h e as 21h aos fins de semana e feriados.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A gripe obrigou a que 85 unidades de saúde da região Norte alargassem os seus horários, permitindo uma média diária de 510 atendimentos fora das horas de expediente.
De acordo com o presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), Luís Castanheira Nunes, o alargamento já tinha começado no início do ano, mas está agora a ser reforçado devido à previsão de chegada do pico da gripe, de acordo com as necessidades apuradas por cada uma das unidades locais.
“Estamos a entrar no pico da gripe, de acordo com os dados epidemiológicos, e, porque fazemos uma monitorização diária aos doentes, os serviços foram ajustados a um aumento expectável da procura”, declarou Castanheira Nunes.
No Porto, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da zona oriental da cidade já iniciou a “2ª Fase do Plano Local de Prevenção e Resposta para Infeções Respiratórias” com o alargamento do “atendimento complementar”, fixado agora entre as 09h e as 21h aos fins de semana e feriados e entre as 20h e as 24h durante a semana.
Em funcionamento no Centro de Saúde da Carvalhosa, o ACES Porto Oriental serve 20 mil utentes distribuídos por 14 unidades de saúde de toda a zona oriental da cidade.
“Na região Norte temos incentivado o contacto muito estreito entre as unidades de saúde primárias e os hospitais. O alargamento [do ACES Porto Oriental] foi definido em função do período de afunilamento da urgência do hospital de S. João”, afirmou o presidente da ARSN, lembrando ainda que a melhor forma de reagir perante os sintomas de gripe é contactar a linha gratuita Saúde 24 (808 24 24 24), que encaminha os utentes para os centros de saúde ou para os hospitais de acordo com o diagnóstico feito na altura.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile